Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoPoder escolher como e onde trabalhar, enquanto se viaja pelo mundo conhecendo uma diversidade de culturas, histórias e paisagens. Não, isso não é um sonho, muito menos um filme do Oscar! Conhecido como nomadismo digital, trata-se de uma nova forma de encarar o trabalho.
Trabalhar, estudar e construir uma carreira ao mesmo tempo em que se viaja só foi possível quando tecnologias, como a internet e outras ferramentas remotas, tornaram essa ideia viável. Afinal, um nômade digital precisa levar o escritório na mochila. Talvez, por esse motivo, esse novo estilo de vida está virando febre entre as gerações Y e Z.
Outro fator importante foi a mudança de entendimento sobre os empregos não formais. Atualmente, profissionais com um alto nível de capacitação em áreas diversas estão cada vez mais dispostos a encarar novos desafios e se tornarem seus “próprios chefes”.
Mas, além de coragem, ser nômade digital requer muita responsabilidade no gerenciamento da sua própria carreira e das suas escolhas. É preciso, por exemplo, saber administrar prazos e ter uma rotina equilibrada. Para além dos desafios, ser um nômade digital abre muitas oportunidades, como trabalhar exclusivamente com o que gosta, a qualquer hora, aprender outros idiomas, dentre outras.
As vagas de trabalho remotas estão em alta. Um dado recente da Infojobs indica a disponibilidade de 25 mil vagas para essa modalidade, o que equivale a um aumento de 85% no volume em relação ao mesmo período do ano anterior.
Devido a pandemia, os profissionais tiveram de se adaptar para desempenhar suas funções de casa (ou de outros lugares), e os contratantes enxergaram vantagens, como a redução de custos e melhora da produtividade. Para quem sonha em se tornar nômade digital, este é o momento!
Confira algumas áreas de trabalho de um nômade digital:
Conteúdo valioso é diferencial para empresas pequenas, médias e grandes em um mundo digitalizado e com muita concorrência. Por isso existe uma demanda de produtores de conteúdo para elaboração de e-books, artigos para blogs, textos institucionais e outros. Algumas agências pagam profissionais para fazer esse tipo de serviço, e essa pode ser uma ótima chance para quem gosta de escrever.
YouTube, Tik Tok, Reels do Instagram… É cada vez maior a adesão de usuários que consomem esse tipo de conteúdo. E, com isso, muitas pessoas têm investido nesses formatos para formar público. O editor de vídeo pode trabalhar de qualquer lugar, ajudando pessoas a produzirem vídeos criativos e atraentes.
O trabalho criativo tem se tornado cada vez mais requisitado. Criar ilustrações, banners, cartazes ou imagens para serem usadas em campanhas, produtos, sites e redes sociais é uma boa ideia para quem quer ser um nômade digital.
Você pode aproveitar a popularização dos cursos online, para ensinar suas habilidades pela internet. As aulas podem ser realizadas ao vivo, por videoconferência, ou gravadas, tornando-se assim um produto digital.
Continue a leitura: Descubra como se engajar profissionalmente através do Home Office