Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoEsperar chegar ao último semestre do curso para encarar o mercado é um grande erro! Não perca tempo! Se antene sobre as movimentações do ramo que pretende atuar o quanto antes! E esse conselho também serve para você que está prestes a entrar na faculdade!
De acordo com o relatório “Tendências Globais de Emprego para Jovens 2017”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 70 milhões de jovens estavam desempregados quando a pesquisa foi realizada, tendo 3 vezes mais chances de estarem nessa situação do que adultos. E a estimativa é de que, até 2030, a força de trabalho juvenil mundial aumente em 25,6 milhões. Vai ter muita gente procurando emprego!!! Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) está empenhada em estimular os mais jovens a se movimentar e se capacitar para conseguirem espaço no mercado.
As empresas estão à procura de um novo perfil profissional, avaliando não só as habilidades técnicas, mas também as comportamentais, consideradas imprescindíveis para o desenvolvimento dos negócios em cenários instáveis, como o que estamos vivendo. Dentre as mais requisitadas e valorizadas, trabalhar em equipe está no topo da lista, segundo o “Guia Tendências de RH 2021”, produzido pela Catho, e o levantamento “Habilidades 360°”, desenvolvido pelo PageGroup. Isso porque acredita-se que uma equipe unida e que respeita opiniões distintas conquista resultados mais expressivos. Kleber Rodrigues, Gestor do Centro de Carreiras da Rede UniFTC, já comentou sobre o assunto. Veja:
Para trabalhar em conjunto com êxito é preciso potencializar outras competências. Listamos algumas que você deve aprimorar para se tornar um Profissional do Futuro:
O feedback é uma das mais eficientes ferramentas utilizadas para crescimento profissional. O objetivo é ajudar na performance e no aprimoramento da carreira. Mas quando estamos em equipe, todo cuidado é pouco na hora de dar o retorno sobre o resultado de um processo ou atividade.
Quem recebe, deve aproveitar a oportunidade para refletir e permitir que sua ação seja revista, além disso, é essencial para saber que precisa melhorar o desempenho em alguns pontos. Feedback é troca, é via de mão dupla. Assim, a comunicação é a base, pois você precisa ser entendido e assimilado de forma saudável por quem ouve.
Uma mensagem pode ter diferentes interpretações, por isso, comunicar com eficácia é uma arte. Quanto mais pessoas envolvidas, mais ruídos e conflitos podemos ter, pois muitos se comunicam sem objetividade. Se expressar de forma assertiva é uma das Soft Skills essenciais no mercado de trabalho. É mágico quando você se faz entender pelo outro e também está disposto a ouvi-lo com atenção.
Quando você expressa sua visão, sentimentos, emoções e desejos de forma coerente, clara e respeitosa, o processo de entendimento acontece sem dificuldades e os objetivos compartilhados são alcançados.
Leia também: Como se comunicar de forma mais empática
Enxergar com antecedência os problemas e estar preparado para lidar com todas as circunstâncias. Uma pessoa proativa se dedica a adquirir o máximo de conhecimento para, quando necessário, fazer os movimentos certos. Ou seja, agir de forma correta e com presteza.
Ao trabalhar em equipe, essa característica é usada para ajudar os colegas: honrando os compromissos, colaborando no atingimento das metas, se colocando à disposição, e demonstrando comprometimento e responsabilidade na realização das tarefas.
Uma pessoa que consegue se adaptar a novas rotinas e diferentes ambientes vai longe. Você não precisa dominar todas as ferramentas, mas deve ser resiliente e estar aberto a mudanças e construção de novas experiências.
Isso vale para a carreira profissional, assim como para melhores relacionamentos. Quem é inflexível possui pensamentos rígidos, preconceitos, e tem dificuldades de ouvir quem está ao seu lado e faz parte do mesmo time. Intolerância e teimosia não são habilidades de um profissional do futuro.
Quer saber como você está em relação a essas competências demandadas? Criamos um teste para te ajudar a avaliar suas habilidades e descobrir quais os próximos passos. Aceita o desafio?!