Sistemas de Informação: uma das profissões do futuro
Desenvolvimento de softwares, gestão de tecnologia da informação, design de UX, Data Protection Officer […]
Continuar lendoVocê sabe o que faz um tecnólogo em Logística? Conheça esse profissional, curso e como está o mercado de trabalho para a área!
Tecnologia em Logística é um curso de graduação voltado à formação de profissionais especializados em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte nas áreas comercial, indústria ou de serviço.
O tecnólogo em Logística gerencia e desenvolve sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, incluindo redes de distribuição e unidades logísticas, identificando fornecedores, estabelecendo processos de compras, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais. Também pode controlar recursos financeiros e lidar com o inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.
Atuando em uma empresa ou organização, o técnólogo em Logística planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos.
Ele desenvolve e gerencia sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.
O tecnólogo em Logística pode trabalhar em centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, terminais de carga, aeroportos, transportadoras e em empresas em geral.
A principal diferença entre o curso técnico e o curso de tecnólogo em logística é que o curso de tecnólogo prepara o profissional para ocupar cargos mais altos, de supervisão e gestão, já que confere ao formando o nível superior, enquanto o técnico possui formação de nível médio.
O curso de Tecnólogo em Logística tem duração de 2 anos e é ideal para quem procura uma formação mais técnica, que permita uma entrada rápida no mercado de trabalho. Também é uma possibilidade para quem já atua como técnico em Logística e quer avançar na carreira com um diploma de nível superior.
A graduação mescla disciplinas de Ciências exatas, como Estatística e Matemática, e de Ciências Sociais, como Administração e Marketing, mas a maior parte do currículo traz matérias específicas da área. Confira algumas disciplinas da grade curricular:
Nas unidades da FTC em que o curso é oferecido (Feira de Santana, Itabuna e Jequié), o estudante em Tecnologia em Logística desenvolverá a capacidade para compreender as questões técnicas, científicas, sociais e econômicas da produção e de gerenciamento.
O objetivo é formar profissionais com conhecimento técnico, compreensão da ciência e da arte de gerenciar todos os elos da cadeia logística, de maneira a desenvolver uma visão sistêmica, compreendendo a dinâmica do mercado.
Tudo isso contando com o acompanhamento de um corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores com um projeto pedagógico que associa conhecimentos teóricos às aplicações reais.
Além disso, parcerias com empresas públicas e privadas permitem estágios para o aperfeiçoamento das habilidades práticas dos alunos e atividades de extensão permitem que os futuros tecnólogos tenham experiências dentro e fora da sala de aula.
O tecnólogo em Logística pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição, almoxarifado e em diversos segmentos da área.
Com o crescimento do comércio online, o mercado para os recém-formados foi ampliado, aumentando a demanda por profissionais em sites de comércio eletrônico e empresas que vendem produtos pela internet.
Cabe ao tecnólogo garantir que a mercadoria seja entregue no destino com eficiência a agilidade. Se você compra um produto na China pela internet e ele tem que chegar a sua casa no prazo e em boas condições, quem vai cuidar para que isso aconteça é o profissional de Logística.
Em um país como o Brasil, de dimensões continentais, uma boa gestão da área de Logística aumenta a eficiência e reduz custos. Empresas brasileiras ainda estão começando a organizar este setor – o que é vantajoso para o recém-formado, que vai encontrar mais oportunidades de trabalho.
Confira abaixo alguns campos de atuação da profissão:
Transporte: determina o meio em que a mercadoria será transportada, como carro, caminhão ou avião, a melhor rota a ser seguida, considerando tempo e custo. Também calcula frete e determina como o produto será embalado.
Armazenagem: determina como uma mercadoria será armazenada para manter suas características originais, evitando perdas e a geração de novos custos.
Expedição: controla o estoque, a entrada e a saída de produtos em um centro de distribuição.
Compras: identifica fornecedores, faz cotações e negocia preços e prazos de entrega de mercadorias.
Gestão: gerencia centros de distribuição, cuidando de toda a parte operacional, desde a contratação de funcionários até o armazenamento, saída e transporte de mercadorias.
A falta de conhecimento sobre este ramo de atuação tem provocado uma falta significativa de profissionais especializados para atuar em cargos mais altos, como Gerente ou Supervisor de Cadeia de Suprimento, Analista de Resultados das Operações Logísticas, Gerente de Logística, Analista de Rotas e Meios de Transporte, entre outros.
O piso salarial dos tecnólogos em logística é definido de acordo com a área de trabalho em que eles atuam: comércio, serviços, indústrias ou transportes. Cada ramo tem um sindicato correspondente e a remuneração muda conforme os acordos e convenções coletivas definidas junto aos empregadores.
Um Auxiliar de Logística e Suprimentos, por exemplo, pode ganhar, em média, R$ 1.570. Já o salário de um Gerente de Logística e Suprimento pode chegar aos R$ 15.269.
Os melhores salários para estes profissionais estão na área de engenharia (construção civil, planejamento, recursos naturais). Para conseguir sucesso na carreira é preciso investir em experiência e formação. Por isso, cursos de especialização e MBA são fundamentais.
Esta é uma carreira indicada para quem gosta de infraestrutura, transporte, planejamento estratégico, estatística e pensa em idéias para melhorar a logística do país. Você se encaixa nesse perfil? Então, mãos à obra e boa sorte!