Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoDecidir a área de atuação e qual caminho trilhar são algumas das escolhas importantes que os estudantes precisam fazer. Há quem inicie a faculdade já com um plano, e há também quem prefere conhecer todas as possibilidades, para só então, definir a direção a tomar. Olhar para si e para o futuro que deseja é a “chave” dessas e de muitas outras questões.
Se você cogita seguir a carreira acadêmica, precisa gostar de estudar, ou, pelo menos, estar disposto(a) a tornar essa ação um hábito. Isso porque, caso aspire se tornar um(a) pesquisador(a) ou professor(a) universitário, deverá continuar os estudos após a graduação.
Ter disciplina e determinação é fundamental, pois, será necessário dedicar muito tempo à leitura e à produção científica. Os cursos de mestrado duram em média 2 anos, já os de doutorado, podem se estender em até 4 anos.
Ser curioso(a) ou se interessar em “descobrir” novos conhecimentos é outro “pré-requisito”. Realizar experimentos, investigações e se debruçar sobre diversos livros com o mesmo tema são algumas etapas do desenvolvimento de uma pesquisa.
Além dessas características, é preciso considerar também a rotina. As jornadas costumam ser longas e incluem não só as horas dentro de laboratórios ou salas de aula. Os acadêmicos levam muita tarefa pra casa e precisam estar em constante atualização.
Contudo, para muitos, toda essa dedicação vale a pena, diante do aprendizado diário e da contribuição para o avanço da ciência. Também vale pontuar o sentimento de “estabilidade” que os bons salários e benefícios trabalhistas geram.
E pra você?! Faz sentido essa caminhada? Se sim, comece a se movimentar: participe de grupos de pesquisa, se inscreva em projetos de iniciação científica, publique artigos, participe de eventos…Aproveite todas as oportunidades de imersão nesse universo e construa sua ponte ao futuro!
Leia mais: Ciência em Movimento: produção científica cresce 400% na Rede UniFTC