Por que estudar Farmácia na UniFTC?
Este post é para você que está em dúvida sobre qual Instituição escolher. Te apresentamos os principais diferenciais do nosso curso de Farmácia.
Continuar lendoCriado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece uma vez por ano. As inscrições são abertas a todos os interessados e não existe limite de idade para fazer a prova. Também não é obrigatório estar matriculado em uma escola regular.
Ele serve para conseguir uma bolsa em uma faculdade particular (ProUni), entrar na universidade pública sem prestar vestibular (Sisu) e obter financiamento estudantil (Fies). Por avaliar a qualidade do ensino médio, o exame cobra conteúdos aprendidos durante os três anos – ou seja, há muito o que estudar. Mesmo quem tem tempo sobrando para se dedicar deve saber em quais assuntos é importante manter o foco. Em meio a tanto conteúdo, para quais temas é preciso dar mais atenção? Quais matérias costumam aparecer com mais frequência?
A Mega Revisão Enem da FTC é gratuito e tem como objetivo testar os conhecimentos dos estudantes a partir de conteúdos de revisão exclusivos para o exame. O evento também conta com um time de professores especialistas em aprovação.
Para te ajudar na reta final, confira abaixo os temas que mais caem na prova.
Em que matérias é preciso manter o foco?
Um levantamento realizado pelo Sistema Ari de Sá analisou todas as 3.076 questões aplicadas no exame entre 2009 e 2016. O estudo concluiu que conteúdos do ensino fundamental são os mais cobrados e os temas que mais caem em cada uma das quatro provas objetivas são: Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
Em Linguagens (Português), a maior parte das questões é de Leitura e Interpretação de Textos, seguido de Estrutura Textual e Análise de Discurso e Leitura e Artes. Confira o ranking com os 5 tipos de questões mais recorrentes:
Leitura e Interpretação de Textos: 30%
Estrutura Textual e Análise de Discurso: 18,5%
Leitura e Artes: 12,1%
Variação Linguística: 8,1%
Gênero Textual: 8,6%
Já no caso do Espanhol, a maioria das questões são de Compreensão e Interpretação, seguido de Semântica/Domínio Lexical e Funções da Linguagem. Confira:
Compreensão e Interpretação: 57,5%
Semântica/Domínio Lexical: 13,8%
Funções da Linguagem: 6,3%
Identificação de Função do Texto: 6,3 %
Interpretação de Charges e Tirinhas: 5,0%
Em Inglês, as questões mais recorrentes são sobre Leitura e Interpretação de Texto; Leitura de Cartuns, Tirinhas e Charges e Domínio Lexical. Veja o ranking:
Leitura e Interpretação de Textos: 51,3%
Leitura de Cartuns, Tirinhas e Charges: 12,5%
Domínio Lexical: 11,3%
Análise de Poemas e Canções: 10%
Identificação de Função de Texto: 7,5%
Por meio destas informações, é possível perceber que a maior parte das questões de Linguagens exige do aluno uma boa interpretação de textos, sejam eles verbais ou não verbais. Charges, notícias, trechos de livros e cartuns que, muitas vezes, têm como mote o contexto atual, instigam o estudante a interpretar informações, associando-as ao seu conhecimento de mundo e, também, de língua.
Ciências Humanas
O tema Ciências Humanas é dividido em História, Geografia, Filosofia e Sociologia. As questões que mais caem em História são sobre Idade Contemporânea, Brasil Colônia e Brasil Império. Confira:
Idade Contemporânea: 15,2%
Brasil Colônia: 9,0%
Brasil Império: 7,4%
História Política: 7,2%
Patrimônio histórico-cultural e memória: 6,1%
Em Geografia, assuntos como Geografia Agrária, Meio Ambiente e Questões Econômicas e Globalização são os mais cobrados no exame. Veja o ranking:
Geografia Agrária: 18,3%
Meio Ambiente: 17,7%
Questões Econômicas e Globalização: 13,6%
Geografia Urbana: 10,1%
Geopolítica: 8,5%Ética e Justiça, Natureza do Conhecimento e Democracia e Cidadania estão no topo dos assuntos que mais caem em Filosofia. Confira:
Ética e Justiça: 21%
Natureza do Conhecimento: 13%
Democracia e Cidadania: 13%
Filosofia Contemporânea: 12%
Filosofia Moderna: 10%
Já em Sociologia, Mundos do Trabalho, Ideologia e Cultura e Indústria Cultural são assuntos recorrentes no Enem. Veja os 5 primeiros:
Mundos do Trabalho: 24,5%
Ideologia: 13,2%
Cidadania: 12,3%
Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa: 11,3%
Cultura e indústria cultural: 10,4%
As provas de Ciências Humanas exigem do estudante, além da identificação de acontecimentos históricos, uma análise acerca do período abordado. Boa parte das questões fala sobre a Idade Contemporânea e assuntos referentes ao Meio Ambiente, citando, também, as relações no mundo do trabalho e os conceitos de ética e justiça no contexto atual.
Matemática
Apesar de ser um dos assuntos mais temidos do Enem, as questões das provas de Matemática, de acordo com este levantamento, focam em Geometria; Aritmética; Escala, Razão e Proporção, entre outros. São matérias que predominam no Ensino Fundamental, ou seja, fazem mais sentido na vida do aluno. Confira as 5 mais recorrentes:
Geometria: 25.4%
Escala, razão e proporção: 13,6%
Aritmética: 13%
Funções: 9,1%
Porcentagem: 7,9%
As provas de Matemática costumam apresentar questões com vários níveis de dificuldades e aquelas realmente complicadas são mais raras. Gráficos, tabelas, esquemas e infogramas devem ser interpretados com cuidado, mas a análise de dados não é suficiente sem as aplicações de conhecimentos específicos.
Ciências da Natureza
O tema Ciências da Natureza abrange conteúdos de Física, Química e Biologia. Em Física, Mecânica e Eletricidade e Energia aparecem como os dois primeiros assuntos mais cobrados no exame. Confira:
Mecânica: 28,9%
Eletricidade e Energia: 25,5%
Ondulatória: 20,1%
Termologia: 16,7%
Óptica: 8,8%
Em Química, questões de Química Geral, Físico-Química e Química Orgânica são mais presentes.
Química Geral: 24,8%
Físico-Química: 24,8%
Química Orgânica: 18,5%
Meio Ambiente: 12,1%
Energia: 8,4%
No que diz respeito a Biologia, Humanidade e Ambiente aparece no topo dos assuntos mais abordados nas provas.
Humanidade e Ambiente: 18,3%
Citologia: 11,9%
Histologia e Fisiologia: 11,2%
Fundamentos da Ecologia: 8%
Biotecnologia: 8,3%
Nos últimos oito anos, há predominância de muitas questões que abordam o tema “Ambiente e Humanidade”, nas provas de Química e Biologia – o que mostra que o Enem tem se preocupado em fazer o aluno refletir sobre as ações do homem que prejudicam o meio ambiente e a sociedade, de maneira geral.
O texto te ajudou a entender melhor como funciona a prova? A Mega Revisão FTC te auxilia no processo de preparação e conta com os melhores professores dos principais pré-vestibulares e escolas da Bahia. Boa sorte!