Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoO fim do ano parece criar uma atmosfera ideal para reflexão. Todo mundo se sente induzido a pensar sobre a vida nessa época. Avaliar as escolhas que foram feitas até agora e traçar novas metas se tornaram as últimas tarefas da checklist.
Como muitas delas envolvem a carreira, é bastante comum, nesse momento, se debruçar sobre a trajetória profissional e querer percorrer outros caminhos. Mas, não é porque várias pessoas conquistaram sucesso numa direção que ela vai te guiar a seus objetivos.
É preciso construir um planejamento para conseguir identificar a trilha que servirá de ponte para o seu futuro. Nossos especialistas orientam que esse “mapa” seja construído em 4 etapas, seguindo um método criado por Junior, Hunt, & Osborn:
“A primeira coisa, e talvez uma das mais desafiantes, é descobrir o que realmente você deseja fazer na sua profissão. Talvez você esteja certo do seu curso, mas nem sempre sabemos o que fazer dentro desta profissão”, afirma Kleber Rodrigues, gestor do Centro de Carreiras da Rede UniFTC.
O recomendado é observar seus pontos fortes, qual tema desperta sua curiosidade e que você gosta de conversar com seus colegas, o que te dá prazer dentre as possíveis atuações. Depois, é necessário avaliar quão bom você é nisso, quais competências ainda precisa desenvolver, e quais habilidades deve potencializar.
A próxima fase é analisar o mercado ao qual você deseja se inserir. Quais as oportunidades? Essas demandas se conectam a seus diferenciais e a suas aspirações?
Outra dica é se perguntar: Quais cargos e funções eu gostaria de ocupar? Qual rotina quero ter? O que é imprescindível para mim? Como poderei ajudar outras pessoas? Anote as respostas e liste como você almeja estar daqui 5,10,15 e 20 anos. A partir daí, trace suas metas!
Leia também: 5 dicas para tirar sonhos do papel
O professor Renato Ribeiro, coordenador dos Ciclos Iniciais dos cursos de Gestão da Rede UniFTC, acredita que a programação coerente e racional das ações é fundamental! Ou seja, detalhar tudo o que precisa ser feito, com sensatez, é indispensável para que os objetivos sejam, de fato, alcançados.
Dessa forma, as ações devem ser divididas de acordo com o prazo para realização: curto, médio ou longo. Seguem exemplos: atualizar o LinkedIn (curto prazo), investir em uma especialização (médio prazo), e fazer um intercâmbio (longo prazo).
De nada adianta planejar se não executar, não é verdade?! Por isso que as metas são divididas em tarefas – para que de “pouquinho em pouquinho” elas se concretizem. Então, concentre seus esforços em uma etapa por vez!
Ah, e não deixe de acompanhar com atenção, pois ajustes serão necessários ao longo da jornada. Kleber “dá a real”: “A carreira escolhida pode ser linda, mas você terá de enfrentar problemas e desafios que nem sempre serão agradáveis! Isso faz parte do jogo, e muitas pessoas não conseguem sustentar suas carreiras por não saber lidar com esses episódios”.
O mundo se movimenta e nos movimentamos com ele! Logo, seu projeto de vida deve ser constantemente adaptado.
Lembra daquelas ações de curto prazo que falamos lá em cima? Elas são de extrema importância para que você atinja uma meta maior. Então, não deixe de comemorar nenhuma conquista, mesmo aquelas que pareçam pequenas ou insignificantes!
O planejamento de carreira permite que você curta essas alegrias, porque através dele, todas as vitórias irão te conduzir ao futuro que você tanto sonha! Inicie seu movimento com a gente!