Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoVerdades duras que precisam ser ditas: Foi-se o tempo que os estudos terminavam com a formatura. O mundo de hoje, como dizem os mais velhos, exige que os profissionais se mantenham em constante atualização após concluírem a faculdade.
Existe até um termo que se refere a essa proposta: Lifelong Learning. Traduzindo para o nosso português, quer dizer aprendizagem ao longo da vida, formação contínua, estudar para todo o sempre.
A ideia pode até te causar repulsa logo de início. Mas, a partir do momento que você consegue enxergar sua carreira profissional de forma mais madura e estratégica, vai perceber que essa é uma necessidade do profissional do futuro!
É comum associar o conceito de Lifelong Learning ao desejo de fazer uma especialização, cursar um mestrado ou mesmo um doutorado. Mas não se limite a isso! De acordo com Geandro Silva, Coordenador Geral de Pós-Graduação e Extensão da Rede UniFTC, o processo de aprendizado não ocorre somente no ambiente acadêmico, mas sim em todos os momentos da vida, como por exemplo através das trocas de experiências em reuniões de trabalho ou até mesmo em conversas descontraídas com colegas durante um happy hour.
Ou seja, é você estar aberto(a) a aprender e absorver novos conhecimentos, independente do formato ou canal. As novas tecnologias ampliaram bastante as possibilidades: cursos de curta duração online, podcasts, vídeos, e-books, sites e blogs específicos. Diferentes opções para você incluir na sua rotina e não deixar de acompanhar as tendências, estar munido(a) de informações recentes e desenvolver competências que o mercado de trabalho está demandando. Estar preparado(a) diante das mudanças e transformações sociais é uma das principais intenções.
Uma dica para facilitar a seleção dos conteúdos e materiais é estabelecer metas e avaliar quais habilidades você precisa desenvolver para alcançá-las. A partir dessa definição, você conseguirá filtrar onde direcionar seu tempo e atenção.
Leia também: Infotoxicação e 5 dicas para tirar sonhos do papel
Além de contribuir para a concretização dos seus objetivos, adotar o Lifelong Learning como mindset e estilo de vida melhora a autoestima, gera maior confiança, proporciona a capacidade de liderança, estimula o networking, promove retorno financeiro, e, claro, satisfação.
Segundo Geandro, nos processos seletivos é crescente a busca por profissionais com perfis onde a compreensão de “aprendizado ao longo da vida” já esteja internalizada. Os chamados “lifelong learners”. Se torne você também um “eterno aprendiz!”.
Saiba mais: Carreiras UniFTC: Mais que um conceito, Lifelong Learning é uma necessidade