Por que estudar Farmácia na UniFTC?
Este post é para você que está em dúvida sobre qual Instituição escolher. Te apresentamos os principais diferenciais do nosso curso de Farmácia.
Continuar lendoÉ verdade que pela manhã os estudos rendem mais? E quem pensa em ingressar no mercado de trabalho deve estudar à noite? Confira os prós e contras de cada período e defina em qual irá cursar a universidade!
Saindo do Ensino Médio e já procurando uma universidade? Perfeito! Então, você já deve ter comparado instituições de ensino e escolhido o curso que mais tem a sua cara. Mas, pode haver algo que você ainda não tenha pensado com mais cuidado: qual o melhor turno para estudar? De manhã ou à noite?
Muita gente que estuda pela manhã há muitos anos acaba indo no “piloto automático” e nem sequer lembra da possibilidade de estudar em outros turnos, sendo que estudar à noite também é uma ótima ideia. Mas, claro, a resposta para a nossa pergunta acima é só você quem pode dar!
E para ajudar você a bater o martelo e definir se prefere estudar no período da manhã ou da noite, separamos 3 prós e 1 contra de cada turno para que você compare. Confira abaixo!
Muitos estudantes relatam estar melhor dispostos pela manhã e, desta maneira, absorvem melhor o conteúdo passado em sala de aula. Esse, claro, é um aspecto bem pessoal e tem gente que só de pensar em acordar cedo já fica com preguiça, além daqueles que afirmam que a madrugada é o seu período mais produtivo.
Mas a ciência está do lado dos que saem da cama nas primeiras horas da manhã: a melatonina é um hormônio produzido durante à noite e regula o relógio biológico, nos dando sono à noite e disposição ao dia. Então, pela manhã, após uma boa noite de sono, é como se tivéssemos a versão renovada do cérebro o que pode ser bem produtivo para os estudos!
Acordar cedinho e estudar pela manhã dá aquela sensação de que o dia rende bem mais! Ter a tarde e a noite livres das aulas (nos casos de cursos que não sejam período integral, claro) deixa você com mais liberdade para desenvolver outras atividades, seja a busca por um estágio, alguma atividade extracurricular, para investir nas revisões de matérias ou, claro, no lazer (afinal, ninguém é de ferro, né?).
Esse é outro tópico que sempre figura entre os motivos de muitos estudantes escolherem o período matutino. Com comércio aberto, pessoas nas ruas e mais movimentação de carros, muitos se sentem mais seguros para realizar o trajeto de ida e volta das aulas.
Verdade seja dita: nem todo mundo pode optar pela manhã. Embora aqueles que optam pelo período tenham mais facilidade de encontrar estágios, normalmente, estes são em meio período e oferecem bolsas, para muitos, insuficientes para cobrir as despesas. Portanto, ter o horário comercial livre pode facilitar na contratação em empregos formais.
Se identificou quando a gente falou da preguiça para levantar cedo? É, então é bom cogitar estudar à noite. Uma coisa que você deve sempre levar em consideração é o seu estilo de vida, respeite sempre os momentos que você acha que produz mais e lembre-se: o que dá certo para um, pode não funcionar para outro. Se você só começa a “funcionar” depois do meio-dia, não force. Esse é o seu ritmo e você deve respeitá-lo.
Convenhamos que é difícil conseguir um estágio durante à noite, certo? A grande maioria exige jornada em horários comerciais, que inviabiliza as aulas no período do dia. Estudar no período noturno abre essa possibilidade de entrar no mercado de trabalho e cursar uma faculdade ao mesmo tempo.
Quem estuda e trabalha tem uma chance única de autoconhecimento. A gente explica: conciliar as duas atividades exige muita disciplina e organização, o que faz com que o estudante busque formas de otimizar seu tempo e ser seu próprio “gerente”. Essa é uma habilidade muito apreciada no mercado de trabalho e desenvolvê-la ainda na faculdade pode ser uma vantagem competitiva lá na frente.
Trabalhar durante o dia e emendar os estudos no período da noite tem vantagens, mas também pode ser bem cansativo. Como as aulas terminam após às 22h, é puxado chegar em casa tarde para, no dia seguinte, levantar cedo e encarar a labuta.
Outro ponto bastante comentado entre quem frequenta a universidade à noite é a questão da composição das turmas: é provável que grande parte das pessoas que estudam à noite encarem a dupla jornada, o que pode ser bom, visto a troca de conhecimento com outros profissionais já inseridos no mercado, mas também pode atrapalhar pela dispersão, já que está todo mundo cansado e nem sempre absorvendo tudo que o professor passa em sala.
Como falamos lá no começo, se você tem a oportunidade de escolher, apenas você é quem pode definir o melhor período para dedicar aos estudos. Tanto a manhã como a noite tem suas vantagens e desvantagens e levar em consideração a sua realidade, seus hábitos e também os seus planos para o futuro é imprescindível para acertar na escolha!
Na hora de escolher uma universidade, leve também em consideração o período do curso que você quer. Mas, se você já conferiu e está pronto para ingressar na universidade, já pode dar esse passo agora mesmo! Acesse o site da Faculdade de Tecnologia e Ciência e confira os processos seletivos abertos e garanta seu ingresso!