Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoDesde que Mark Zuckerberg, CEO e Fundador do Facebook, anunciou que iria investir no Metaverso, o assunto parece não sair das manchetes. Empresas distintas estão desenvolvendo estratégias buscando “surfar” a onda do momento. Mas, o que, de fato, é o metaverso?
A palavra já é familiar para a turma da tecnologia, mas para a maioria da população soa como futurismo, coisa de filme de ficção científica. Será?!
Convidamos o Mestre em Computação Aplicada e professor do curso de Sistemas de Informação da Rede UniFTC, Jorge Barreto, para esclarecer essa e outras dúvidas ao longo deste blogpost. Aproveite!
Segundo o professor, podemos conceituar o metaverso como um novo estágio da web. Um ambiente virtual que reúne diversas tecnologias e oferece novas formas de interação entre pessoas de diferentes localidades.
“Podemos dizer que seria a evolução de nossa internet atual, onde, em vez de usarmos somente texto, áudio ou imagem de nossa webcam para nos comunicarmos, iremos interagir usando modelos criados em 3D, desenvolvidos a partir de nossa imagem (ou não) , podendo nos ‘deslocar virtualmente’ em espaços ultra-realistas, ‘indo e vindo’ para o trabalho, eventos e o que pudermos imaginar”, acrescenta.
Se você viveu a época do Orkut, deve se lembrar do Buddy Poke! Pode ser um “ancestral” dos avatares que teremos! O jogo “Second Life” é outra referência.
Além do mundo dos games, os avanços irão afetar várias outras áreas: entretenimento, educação, saúde, engenharia, e não podemos deixar de citar as rotinas de trabalho. Você poderá ficar “lado a lado” de grandes nomes da sua profissão, trabalhar num projeto que envolve diversas equipes ao mesmo tempo, e mudar seu escritório de lugar para melhorar sua produtividade.
Deu para perceber que a demanda por profissionais capacitados será gigantesca para atender todos esses processos, né? Inúmeras possibilidades de atuação e novas funções vão surgir!
“Será necessário, por exemplo: construir roteiros de engenharia, desenvolver novos códigos de programação, criar novas formas de interação, de ética e marketing, habilidades como visão computacional, processamento de linguagem natural, computação gráfica e programação”, detalha Jorge.
O professor destaca ainda outro ponto importante: “teremos que reinventar medidas e procedimentos atuais nos quesitos segurança e proteção de dados, de modo a garantir direitos e deveres no uso do Metaverso”. Afinal, até mesmo as nossas conexões sociais serão afetadas por esse novo passo que estamos dando na era digital.
Calma! Alguns espaços já estão sendo criados no metaverso, mas ainda vai levar um tempo para que eles se unifiquem e se tornem um universo acessível a todos.
Compartilhamos essas informações para te estimular a acompanhar os movimentos. Pois, para ser um profissional do futuro é preciso começar a se preparar agora!
Quer continuar imerso(a)? Então, anote aí os títulos que fazem alusão a essa realidade:
Matrix (filme)
Upload (série)
Jogador nº1 (filme)
Black Mirror (série)
Avatar (filme)
Westworld (série)
Wall – E (filme)
Kiss me First (série)
Lucy (filme)
Tron: Uma Odisseia Eletrônica (filme)
Continue a leitura: Sistemas de Informação: uma das profissões do futuro