O Interprofissionalismo é um dos pontos que a gente destaca sempre em nossos textos. E não é à toa: a educação interprofissional é um dos principais diferenciais acadêmicos da Rede UniFTC. Mas, se para você o significado dessas duas palavrinhas juntas ainda não ficou claro, essa é a hora de “tirar os 9”.
Diferente da Educação Tradicional, a educação interprofissional oferece aos estudantes dos cursos de Saúde a oportunidade de aprender em conjunto para desenvolver as habilidades necessárias para atuarem coletivamente.
No dia a dia, os estímulos acontecem de várias formas: por meio da utilização de metodologias ativas, aulas práticas em laboratórios interdisciplinares, atendimento multiprofissional nas clínicas-escola e realização de projetos integradores envolvendo mais de um curso são alguns exemplos.
O intuito é formar profissionais do futuro preparados para solucionar problemas de forma colaborativa, buscando sempre oferecer o melhor aos pacientes.
Para deixar tudo ainda mais claro, listamos as principais palavras-chave relacionadas ao tema. Confira:
Competência interprofissional: resultados de um processo de formação a partir do que os estudantes se tornam aptos a fazer após sua conclusão.
Educação interprofissional: ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para possibilitar a colaboração eficaz e melhorar os resultados em sua atuação.
Educação multidisciplinar: é usada algumas vezes como sinônimo de educação multiprofissional, mas também para se referir à educação entre diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento dentro de uma mesma profissão.
Educação multiprofissional: ocasião em que profissionais aprendem de modo interativo.
Ensino híbrido: metodologia que combina aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial.
Gamificação: utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios, etc.) em contextos diferentes da sua proposta original. Essa prática ainda conta com a presença constante das características inerentes ao jogo como a competição, os feedbacks instantâneos, a evolução e a recompensa (premiação).
Habilidade interpessoal: característica humana que facilita pessoas a se relacionarem positivamente com outras pessoas e gerar resultados edificantes dessas conexões.
Interdisciplinaridade: comum a duas ou mais disciplinas.
Interprofissionalidade: noção do trabalho em equipe de saúde, marcado pela reflexão sobre os papéis profissionais, a resolução de problemas e a negociação nos processos decisórios, a partir da construção de conhecimentos, de forma dialógica e com respeito às singularidades e diferenças dos diversos núcleos de saberes e práticas profissionais.
Log Book (Diário de bordo): é uma ferramenta de ensino-aprendizagem utilizada em diversos campos do conhecimento, inclusive na área médica. É aplicado principalmente durante o internato, cabendo ao estudante anotar suas experiências diárias após cada prática.
Metodologia Ativa: inserção do estudante como protagonista, agente principal responsável pela sua aprendizagem.
Multiprofissionalidade: justaposição de disciplinas distintas, em que os saberes especializados balizarão a atuação de cada profissional.
Pós-aula: tem a finalidade de aprimorar conhecimentos e habilidades após a aula principal.
Prática colaborativa: parceria entre profissionais e/ou entre organizações, pessoas, famílias, grupos e comunidades.
Pré-aula: internalização dos conceitos essenciais antes de aula, por meio de recursos como vídeos e textos, em um ambiente remoto.
Profissional Hands-On: Aquele profissional que bota a mão na massa, faz junto e se aprofunda na atividade. Além de ter múltiplas competências, sua mente é aberta para absorver novos conhecimentos. Para se adaptar a essa necessidade, é preciso estar sempre se atualizando.
Sala de aula invertida: o aluno absorve o conteúdo através do meio virtual e ao chegar na sala presencial ele já estará ciente do assunto abordado.
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação.
Se ainda restaram dúvidas, não tem problema! Produzimos um episódio do no podcast específico sobre o assunto. O Prof. Dr. Rodrigo de Jesus, gerente dos cursos de Saúde da Rede UniFTC, explica o Interprofissionalismo de forma bem didática. Ouça agora:
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