Pular para o conteúdo
Converse conosco Escolha uma das opções
Whatsapp

Geração “Nem-nem”: 4 razões para investir em um curso superior


Você conhece a expressão “nem-nem”? Ela tem sido usada para se referir aos jovens que nem estudam e nem trabalham.  Em 2018, 23% dos brasileiros com idade entre 15 e 29 anos se enquadravam neste grupo. Ou seja,  10,9 milhões de pessoas nessa faixa etária estavam fora do mercado de trabalho e das instituições de educação, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na época, foi o maior índice registrado desde o início da série, em 2012. 

No entanto, esse recorde foi batido no ano passado. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, no segundo semestre de 2020, o percentual chegou a 29,33%. Muitos deixaram para trás seus planos de ingressar numa faculdade, devido à pandemia da Covid-19 e à crise econômica que veio no “pacote”. 

Mas, mesmo em tempos difíceis, a educação ainda é o melhor investimento! Faltam profissionais qualificados no mercado e, com ensino superior, você tem mais chances de se destacar!  A graduação é o primeiro passo para quem quer ser um profissional do futuro

Se você ainda não está convencido de que precisa se movimentar para sair dessa estatística, confira mais 4 motivos que listamos:

Desenvolvimento profissional e pessoal

Além de sair da zona de conforto na qual se encontra, você tem a possibilidade de movimentar conhecimento, fortalecendo competências. Por conta dos desafios e reflexões que a vida acadêmica proporciona, os estudantes são impelidos a ampliar suas visões de mundo e adquirir inúmeros aprendizados.

Os novos relacionamentos e experiências compartilhadas com pessoas de origens e costumes diferentes também agregam nesse desenvolvimento. De forma que, a graduação acaba contribuindo para a bagagem cultural, conquista de uma carreira sólida e acesso às melhores vagas de emprego. 

Independência financeira

A tão sonhada independência financeira pode ser alcançada de forma mais rápida ingressando numa graduação, já que você terá mais chances de se consolidar em sua profissão. Quem se prepara pode chegar longe. As empresas estão em busca dos melhores – aqueles que se capacitam e podem ajudar no crescimento de seus negócios. Então, siga seus sonhos e construa um planejamento bem estruturado para sua realização profissional.

Criatividade e inovação

Você não quer ser comum ou mais um, não é verdade?! Outra razão para cursar uma faculdade! Estudar impulsiona o pensamento crítico e a originalidade.

E olha, confrontar os obstáculos com soluções criativas e inovadoras tem sido um dos principais diferenciais buscados por recrutadores.

Networking

Fazer conexões com colegas de trabalho e outros profissionais é enriquecedor em vários aspectos. Na convivência diária, você pode exercer a empatia e expandir seus horizontes. Pois, saber trabalhar em equipe é uma soft skill muito desejada.

Essas relações também podem “abrir portas” por meio da troca de feedbacks – o aumento no desempenho tende a ser recíproco e convites podem surgir para ministrar palestras, minicursos, participar de projetos, pesquisas científicas, eventos e demais oportunidades.  

Veja também: Como escolher a melhor faculdade para você

#vempraUniFTC

Através de metodologias ativas, corpo docente altamente qualificado e estrutura de ponta em todas as unidades, a Rede UniFTC irá te ajudar a ser um profissional do futuro! 

A instituição estimula o aluno a ser protagonista da sua carreira, potencializando habilidades técnicas e comportamentais, como a atuação colaborativa que o modelo de educação interprofissional incentiva. 

Saiba mais no nosso podcast:

Banner Teste