Melhorar a qualidade de vida e gerar bem-estar. Esses são alguns dos objetivos da Fisioterapia, área da saúde que se dedica à recuperação da capacidade física e funcional dos pacientes, assim como ao alívio das dores e à prevenção de lesões e doenças.
O fisioterapeuta tem um leque de opções de atuação: consultórios, hospitais, atendimento domiciliar, empresas, instituições de ensino, clubes esportivos, indústrias. São 15 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) – órgão que regulamenta a profissão no Brasil.
De acordo com um levantamento realizado pelo site Quero Bolsa e divulgado pela Revista Veja em 2019, a Fisioterapia está entre as carreiras de nível superior que mais abriram vagas no país. E a tendência é que esses profissionais continuem sendo bastante procurados. O motivo? O envelhecimento populacional!
Movimento para o Futuro
Segundo a última projeção compartilhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um quarto da população brasileira deverá ter mais de 60 anos em 2043, enquanto a parcela de jovens de até 14 anos será de menos de 17%. Reflexo do menor número de nascimentos a cada ano e do aumento da expectativa de vida.
Por isso, a aposta de crescimento da demanda por serviços fisioterapêuticos. “As técnicas estão voltadas para reabilitação, conscientização e promoção da qualidade de vida da população idosa para um envelhecimento bem-sucedido”, explica Danilo Guimarães, coordenador do curso de Fisioterapia da UniFTC Salvador.
Há expectativa ainda em relação a algumas especialidades, como Fisioterapia Laboral e Fisioterapia Desportiva. Danilo acrescenta: “As áreas consideradas clássicas no âmbito da fisioterapia , como Ortopedia, Neurofuncional e Pneumofuncional, nunca perdem relevância, se tornam sempre tendentes na profissão, pois são consideradas precursoras”.
O uso de práticas integrativas e complementares também está em ascensão após terem sido incluídas nos tratamentos oferecidos pelo SUS. Gameterapia, trajes robóticos, jogos sensoriais e realidade virtual são outras promessas do setor que estão em evidência.
As estratégias para se destacar no mercado são constante atualização e humanização da relação paciente x profissional! Continue a leitura e entenda porque a UniFTC é a instituição que mais te prepara para o futuro.
Fisioterapia é na UniFTC
Além de favorecer o desenvolvimento das competências específicas, o curso de Fisioterapia da UniFTC estimula o interprofissionalismo e a autonomia dos estudantes. Por meio de metodologias ativas, são trabalhados diversos aspectos e habilidades imprescindíveis aos profissionais do futuro: empatia, criatividade, inovação, empreendedorismo e sensibilidade.
Na UniFTC, a formação do fisioterapeuta ocorre através de vivências que associam teoria e prática. Assim, desde o início do curso, o estudante se depara com simulações realísticas e é instigado a desenvolver pesquisas, despertando a sede por mais conhecimentos.
Dentre os diversos espaços de aprendizagem, ressaltamos a piscina terapêutica da UniFTC de Salvador e o Laboratório de Morfofuncionalidade da Unesul, considerado o mais moderno da região. O Laboratório Avançado de Fisioterapia Cardiorrespiratória, que simula uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na UniFTC de Vitória da Conquista, também é sensacional!
As Clínicas-Escola merecem um destaque à parte. Afinal, nelas, os alunos podem atender pacientes, adquirir experiência e aprimorar procedimentos. É a “cereja” do bolo da faculdade. O momento mais esperado pelos futuros profissionais. E a gente entende a ansiedade para chegar a essa fase!
O contato com a população também é proporcionado em ações e eventos realizados em conjunto com outros cursos e instituições parceiras. Sem falar dos convênios com os principais hospitais e clínicas de saúde! Oportunidades nas quais o estudante é provocado a adotar uma postura ética e humana.
São por essas e outras razões que a qualidade do curso de Fisioterapia da UniFTC vem sendo reconhecida em todo o país. O de Salvador, por exemplo, recebeu 4 estrelas da Quero Educação. E o de Itabuna foi contemplado com o Prêmio Guia do Estudante 2018. Se olharmos para as outras unidades, a lista vai ser grande. Então, não perca tempo! Abra a porta do seu futuro e se movimente com a gente!
Nem todo herói usa capa! Alguns usam jaleco, luvas, óculos. Para garantir as práticas clínicas e laboratoriais com segurança, é preciso garantir alguns materiais. Confira a lista de utensílios necessários que separamos aqui no Guia do Estudante de Odontologia.
Confira as áreas de atuação de Enfermagem que prometem boa colocação no mercado profissional. Veja aqui as principais demandas para o setor e o que é necessário ter para trabalhar nesse mercado.
A área da Saúde está em constante atualização. Novos recursos são integrados a todo o momento. Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a Saúde Digital e as soluções que essa prática apresenta.