Por que estudar Farmácia na UniFTC?
Este post é para você que está em dúvida sobre qual Instituição escolher. Te apresentamos os principais diferenciais do nosso curso de Farmácia.
Continuar lendoPensando em fazer faculdade de administração? Veja nesse post como o curso funciona e como está o mercado de trabalho para a área!
Dentro de uma organização, o administrador é aquele que, como o próprio nome sugere, vai administrar situações, gerenciar recursos e organizar o dia a dia da empresa. Ou seja, é ele o responsável por ajudar a colocar ordem na casa, traçando metas e apresentando soluções nas diversas áreas em que este profissional pode se enquadrar, seja ela comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, entre outras.
O curso de Administração é o mais ofertado no Brasil e também um dos que mais geram empregos para quem se forma. Por isso, assim como toda profissão, é necessário empenho em adquirir conhecimento e prática antes de entrar no mercado de trabalho. Ficou interessado? Continue a leitura que nós tiramos suas dúvidas.
A faculdade de Administração, geralmente, dura, em média, 4 anos e possui habilitação em Bacharelado – ou seja, os profissionais são formados com um conhecimento amplo e generalista. É no período da graduação que o aluno começa a receber fundamentos técnicos a respeito da profissão e, consequentemente, a identificar-se com os ramos de atuação profissional.
Na faculdade de Administração, você vai ver disciplinas que vão da área de humanas – como Marketing, Língua Portuguesa e Filosofia -, até a área de exatas, como Matemática, Finanças e Estatística. Também são trabalhados assuntos que dizem respeito à gestão, empreendedorismo e técnicas de administração de empresas. Para ilustrar, seguem abaixo algumas disciplinas que são abordadas durante o curso:
Outro ponto importante a se saber sobre a área ao se interessar pela faculdade de Administração é
Recursos Humanos: responsável pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, define perfis de trabalho, gerencia admissões e demissões, planos de carreira, ações de treinamento e benefícios. Pode, também, definir políticas corporativas, pensando em ações de sustentabilidade e responsabilidade social.
Finanças: lida com contas a pagar e a receber, além de ser responsável pela agenda de impostos ou a cobrança de cliente, contas correntes e investimentos.
Produção: negocia com fornecedores e controla os estoques. Também faz cotação de preços, providencia a aquisição de insumos e matérias-primas e acompanha o processo produtivo, prezando pela qualidade e entrega.
Marketing: conceito e identidade de novos produtos, formas de promoção, mercados e pontos de venda.
É possível observar que a área de atuação do administrador é muito ampla. Por isso, os conteúdos abordados na graduação também são diversos.
O conhecimento teórico adquirido ao longo dos 4 anos de formação é bastante abrangente e oferece uma base ao profissional recém-formado, porém, não é o suficiente para que ele ingresse imediatamente no mercado de trabalho. Muitos empregadores priorizam aqueles que possuem uma certa experiência prática na hora de selecionar um candidato para uma vaga de administrador. Daí a importância de, durante a faculdade de Administração, o aluno ir em busca de estágios e atividades onde possa pôr em prática o que é ensinado em sala de aula.
Para isso, é importante que, na hora de escolher a faculdade, ele procure dar preferência a instituições que ofereçam oportunidades de praticar o conteúdo das disciplinas, por meio de empresas júnior, estágio supervisionado e uma matriz curricular que priorize uma visão realista do mercado de trabalho.
A FTC oferece curso de graduação em Administração nas unidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié e Petrolina, onde é garantida ao aluno a oportunidade de estimular a prática empreendedora por meio de diversas ferramentas como a Empresa Júnior, Estágio Supervisionado, pesquisa aplicada e uma matriz curricular interdisciplinar. Tudo isso conta pontos em seu currículo e pode fazer a diferença na hora da escolha do empregador em qualquer processo seletivo.
Como vimos, o administrador pode atuar nas áreas administrativa, financeira, recursos humanos, marketing, logística, entre outras. Ele também tem a opção de exercer a profissão como profissional liberal ou em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Esta capacidade de poder trabalhar nos mais diferentes ramos de atuação e em empresas de todos os portes faz com que o mercado de trabalho esteja sempre aquecido para aqueles que tem a Administração como formação, ainda que o país esteja passando por uma crise financeira e o desemprego esteja em alta.
A versatilidade do profissional e a exigência do mercado por gestores cada vez mais especializados em diferentes tipos de organizações fazem com que a demanda por administradores seja uma das mais estáveis. Depois da faculdade, especializações ou MBA em áreas específicas são passos importantes para uma carreira bem-sucedida.
Empresas de portes variados costumam oferecer ao graduando em administração estágios e contratações como trainee, investindo em seu futuro profissional. Em etapas mais avançadas da carreira, podem até ocupar cargos como gerentes, diretores, presidentes, SEO e executivos em geral.
Pesquisas realizadas pelo Conselho Federal de Administração (CFA) apontam os setores de serviços, administração pública direta e indireta e indústria como os mais promissores para a contratação de administradores. A área de consultoria empresarial para pequenas e médias empresas também aparece como um bom nicho para futuros profissionais.
É fácil perceber que as chances no mercado de trabalho para os formados em Administração são amplas. Mas aqui vai a pergunta que você, provavelmente, já se fez: E o salário? Esta é uma informação que depende do currículo do profissional, da região do Brasil em que ele se encontra e da empresa contratante. No entanto, de acordo com pesquisas realizadas pelo CFA, um administrador pode ganhar, em média, 9,75 salários mínimos.
Depois desta leitura, analise as opções, reflita se você se adéqua a este perfil de profissional. Além dos conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos na faculdade, algumas habilidades e características também são necessárias para se destacar, como em qualquer outra profissão que você venha a escolher. Se todas estas informações te ajudaram a optar pelo curso, boa sorte!