Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoHoje viemos te dizer que o equilíbrio emocional é o melhor caminho para tudo, principalmente no que diz respeito ao seu campo profissional. Os mais diversos setores do mercado de trabalho vêm exigindo habilidades comportamentais na contratação e manutenção dos seus colaboradores. Tão importante quanto dominar os aspectos técnicos da sua área, é ter o controle do que se sente e de como expressar isso perante seus colegas e gestores.
As emoções fazem parte do nosso cotidiano e nos auxiliam na tomada de decisões. Gerenciar tudo o que sentimos no ambiente de trabalho é bastante complicado uma vez que estamos lidando constantemente com situações de estresse, ansiedade, desafios que surgem na rotina do dia a dia e que, se não tivermos maturidade suficiente, acabamos chegando ao limite e querendo arrancar os cabelos.
Complicado? Na verdade não! Existem cinco elementos básicos que podem facilitar uma dinâmica para exercitar sua mente e transformá-la em uma “máquina” emocionalmente inteligente.
Esses elementos são motivação, autocontrole, empatia, habilidades sociais e autoconhecimento. Através dessa junção você se torna uma pessoa capaz de perceber e lidar melhor com as emoções – tanto as suas quanto a dos colegas -, mantem-se motivado por mais tempo, interage de forma proativa com os gestores e conquista uma visão 360 graus, ou seja, uma perspectiva ampla em torno de problemas, soluções e demandas de trabalho.
Você consegue imaginar onde pode chegar profissionalmente se optar por trabalhar sua inteligência emocional? Isso mesmo, AO TOPO! Atualmente o QE (Quociente Emocional) vem se sobrepondo ao famoso QI (Quociente de Inteligência) dentro das principais organizações globais. Isso quer dizer que na hora da contratação – ou da permanência – ganha quem tiver maior aptidão de gerenciar suas próprias emoções.
Você está precisando de algumas #dicasUniFTC para desenvolver o seu QE? Comece com meditações em sua própria casa, procure por um serviço de terapia e acompanhamento psicológico (existem vários programas de apoio gratuitos), tente racionalizar o que sente antes de explodir e deixar que o sentimento te domine e, não menos importante, se exercite fisicamente. Uma dieta balanceada por um nutricionista e um programa de exercícios físicos são fundamentais, a fim de garantirmos energia para cumprir todas as atividades profissionais de forma eficaz.
Quer saber um pouco mais sobre o tema? Confira o nosso webinar “Gerenciando as Emoções e o Estresse” com o professor Ítalo Garrido: