Por que estudar Farmácia na UniFTC?
Este post é para você que está em dúvida sobre qual Instituição escolher. Te apresentamos os principais diferenciais do nosso curso de Farmácia.
Continuar lendoO que é o Prouni? Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes e a resposta é bem simples: o Programa Universidade para Todos foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para ampliar o acesso a instituições particulares de ensino superior do país através de oferta de bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%).
Por meio do Prouni, brasileiros, sem diploma de graduação e com baixa renda, têm a chance de se capacitar e ampliar seus horizontes. “É uma oportunidade para milhares de jovens se desenvolverem profissionalmente”, destaca Daniela da Silva Araujo, auxiliar administrativa do setor de Convênios da Rede UniFTC.
Quer mais detalhes? Então, continue a leitura! Reunimos as principais informações e condições necessárias para você entender melhor:
Para concorrer a uma das bolsas, é preciso ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alcançado pontuação mínima de 450 pontos; não ter zerado a redação; e se inscrever no site do Prouni. As inscrições acontecem duas vezes ao ano, geralmente no início do semestre.
Podem participar estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola pública, ou parcialmente, desde que tenham frequentado a rede particular como bolsista integral; pessoas com deficiências; e professores da rede pública de ensino.
As bolsas são disponibilizadas com base em dois critérios: o desempenho no Enem e a avaliação do faturamento familiar. Para concorrer à bolsa integral (100%), deve-se comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial (50%), até três salários mínimos por integrante da família.
As inscrições são totalmente online e gratuitas, basta acessar o site oficial. Os candidatos podem escolher até duas opções, mas vale lembrar que serão pré-selecionados em apenas uma. Por isso, selecione com atenção!
O programa também permite que pessoas com deficiência ou que se autodeclaram indígena, preto ou pardo optem por concorrer às cotas – bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
Com o encerramento do período de inscrição, os candidatos são classificados, em duas chamadas, de acordo com as opções e notas. Há um cronograma no site para divulgação dos resultados.
A etapa seguinte é apresentar os documentos que comprovam as informações da inscrição.
Mais chances – Caso você não tenha sido pré-selecionado, pode participar da lista de espera e concorrer às bolsas que não foram preenchidas. A Rede UniFTC também oferece outras formas de ingresso, como vestibular online e descontos imperdíveis, por meio da nota do Enem. Movimente-se com a gente e seja protagonista da sua trajetória!
Confira: 5 motivos para estudar na UniFTC