Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoEngana-se quem ainda vê a Engenharia como uma carreira masculina. Um estudo do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) mostra que o mercado das Engenharias vem se tornando mais abrangente com o passar dos anos. De 2016 a 2018, houve um aumento considerável de 42% no número de engenheiras registradas na profissão, segundo a análise.
Para a coordenadora dos cursos das Engenharias da UniFTC de Petrolina, Denise Almeida, esse crescimento é fruto de muita luta. “Estamos conseguindo ocupar cargos antes ocupados somente por homens. Um caminho muitas vezes trilhado com muita dificuldade e preconceito”, destaca.
Foi instituída até uma data para debater essas questões: 23 de junho. Mas, a reflexão deve ser promovida de forma ininterrupta. Ainda há muito a avançar! A professora afirma que é preciso conquistar mais espaços, equidade de direitos e salários. “Valorizar as mulheres engenheiras é dever de todos, seja no campo, na indústria, na docência, enfim, dentro de todo o mercado da Engenharia”, afirma Denise.
Como estímulo e combustível para enfrentar essas batalhas, vamos te apresentar algumas guerreiras que decidiram seguir essa área e revolucionaram.
A primeira mulher graduada em engenharia no Paraná e primeira engenheira negra do Brasil. Precisamos dizer mais alguma coisa? Sim, precisamos! Pois, foram muitos os desafios enfrentados por essa profissional. E ela não desencorajou: participou de obras importantíssimas em sua região. Uma trajetória que, sem dúvidas, inspira!
Saiba mais:
A engenheira eletricista foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes. Ela atuou na International Business Machines Corporation (IBM) por décadas e durante quase 8 anos ocupou o cargo de CEO. Ao se aposentar, deixou um legado memorável à Companhia.
Lugar de mulher é onde ela quiser? Essa engenheira mecânica mostrou que sim! Inclusive, no universo automobilístico. Com uma carreira de sucesso na General Motors, compartilha títulos com pilotos que se tornaram campeões nos carros projetados por ela.
Essas são apenas algumas mulheres que se destacaram como engenheiras. Existem muitas outras! Quer ser a próxima? Pesquise sobre!
“Independente do sexo, são as aptidões para desenvolver soluções e habilidades para lidar com os desafios da área que vão indicar se você pode exercer a profissão com êxito”, conclui a professora.
A Rede UniFTC oferece vários cursos de Engenharia em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Petrolina e Vitória da Conquista. Através de um ensino moderno, tecnologias de ponta, estrutura inovadora e corpo docente altamente qualificado, o Grupo Educacional estimula o aluno a ser protagonista da sua carreira.
Faça parte de nosso time: Quais os cursos de engenharia disponíveis na UniFTC?