Por que estudar Farmácia na UniFTC?
Este post é para você que está em dúvida sobre qual Instituição escolher. Te apresentamos os principais diferenciais do nosso curso de Farmácia.
Continuar lendoAs datas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 se aproximam: 21 e 28 de Novembro. Muitos estudantes estão se preparando há meses. Mas, mesmo assim, é comum ficar um pouco ansioso nessa reta final.
Uma forma de controlar os ânimos e esclarecer as dúvidas que ainda restam sobre as provas é destrinchando os editais. Vamos lá?!
Quando foi criado, em 1998, o Enem tinha como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio. Contudo, em 2009 o propósito do exame foi ampliado e ele passou a ser utilizado também como forma de acesso à educação superior. E são muitas as oportunidades!
Os candidatos podem usar as notas alcançadas no exame para entrar numa instituição de ensino por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni), e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além dessas opções, o Enem é usado em concursos de bolsas de estudo e campanhas com condições especiais em faculdades privadas. A Rede UniFTC, por exemplo, oferece uma calculadora para o estudante simular a porcentagem de descontos que ele pode conquistar com a nota do exame.
Confira: Calculadora ENEM
Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) oferece a possibilidade do candidato escolher fazer o exame impresso ou digital. Independente da opção selecionada, as provas são compostas por uma redação e 180 questões objetivas. São 45 para cada área de conhecimento:
⚠️ SE LIGA! O que vai ser avaliado nas áreas de conhecimento é determinado pelas Matrizes de Referência do Enem. As provas e os gabaritos das edições anteriores também são disponibilizados pelo Inep, assim como as cartilhas do participante e os manuais de correção da redação. Não deixe de conferir na seção Outros Documentos.
Para conferir se a inscrição foi realizada com sucesso, de acordo com o esperado, basta acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Ele é disponibilizado na Página do Participante poucas semanas antes das provas.
Nele, você pode verificar: número de inscrição, datas, horários e local da prova, opção de língua estrangeira, atendimento especializado ( se foi solicitado), e o formato escolhido da prova (impresso ou digital) – não é possível trocá-lo depois de ter concluído a inscrição.
Vale lembrar que o Inep garante tratamento pelo nome social, atendimento especializado e recursos para promover acessibilidade, basta se atentar ao cronograma de solicitações.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) compartilhou essa tabelinha nos editais para ninguém chegar atrasado e não conseguir realizar as provas:
Para verificar o que pode e o que não pode ser levado, além das obrigações dos candidatos, acesse a aba “No Dia do Exame” na página “Orientações”.
Os estudantes terão 5 horas e 30 minutos no primeiro dia para responder às questões de Linguagens, Ciências Humanas, e produzir a redação.
Já no segundo dia, serão 5 horas para as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Se não for possível comparecer para a realização do exame, é importante justificar. E, atenção: quem conseguiu isenção da taxa de inscrição e irá se ausentar, não pode esquecer de fazer a justificativa, caso queira solicitar nova isenção numa outra edição.
As respostas corretas das questões são disponibilizadas na seção Provas e Gabaritos, no portal do Inep. O prazo estipulado é de até 3 dias úteis após a aplicação das provas.
Quer mais informações? Então assine nossa newsletter e fique ligadinho, pois estamos preparando muitos outros materiais bacanas sobre o ENEM!