Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoO desejo de abrir um negócio e ser o seu próprio chefe vem se popularizando no Brasil. De acordo com o Ministério da Economia, quase 3 milhões de novas empresas foram abertas no país em 2021 até o momento. Muitas, provavelmente, encabeçadas por jovens. É que essa geração está considerando com mais “carinho” essa possibilidade de carreira.
Segundo levantamento realizado pela Globo neste ano, 24% dos jovens com até 30 anos, das classes A, B e C, já são empreendedores. E 60% querem empreender no futuro. São várias as motivações: necessidade, por não conseguir um emprego; o sonho da independência financeira; a esperança de melhores ganhos; autonomia; qualidade de vida.
Temos diversos cases fantásticos na UniFTC:
Engana-se quem pensa que só quem fez/faz Administração pode empreender! Qualquer curso oferece essa opção para aqueles que desejam inovar de alguma forma, inclusive Medicina! Nosso egresso Daniel Boczar é “prova viva”: a ideia dele deu tão certo que apareceu na lista da Forbes Under 30 no ano passado.
São histórias que enchem os olhos, né?! Mas empreender não é tão simples quanto parece. Exige investimento, dedicação e muito planejamento! O risco do negócio “desandar” é muito alto para quem ignora essas etapas. Por isso, se você quer se tornar um(a) empreendedor(a) de sucesso, precisa seguir essas dicas:
A empolgação com o projeto é tão grande que pode atrapalhar o olhar crítico. Então, o ideal é deixar a ideia amadurecer, sem pressa. Avaliar a proposta em si, observar as forças e fraquezas, definir objetivos e metas, enfim… Construir um plano de negócios! Buscar ajuda profissional é super válido nesse momento.
Pode soar óbvio, mas é importante destacar que pesquisar o mercado é indispensável nesse ponto de partida. Detectar qual problema ou demanda seu produto/serviço soluciona, atende ou mesmo cria. Identificar oportunidades e ameaças. Estudar o público. Mapear fornecedores. Listar seus diferenciais. Uma série de tarefas necessárias!
Há quem aposte no Empreendedorismo achando que vai se livrar dos estudos… Doce ilusão! Gerir o próprio negócio requer muito conhecimento. Assistir videoaulas, ler artigos e se atualizar sobre as tendências viram rotina. E, se você quiser aprofundar a formação, pode optar por uma graduação na área. A Rede UniFTC oferece vários cursos de Gestão.
Oferecer um bom produto ou serviço desde o início do negócio contribui para que sua marca seja reconhecida pela qualidade com o passar do tempo. Logo, tenha isso como prioridade! Formalizar a empresa e realizar treinamentos para aprimorar o atendimento também está incluso nesse pacote.
Existem várias outras formas de trabalhar a marca. As mídias sociais, por exemplo, podem ser ótimas aliadas. Produza conteúdos ricos que sejam úteis aos seus clientes ou que transmitam seus valores.
Participar de eventos é mais uma maneira. Através deles, você pode fazer networking e fortalecer parcerias!
Ficou com vontade de tirar aquele sonho do papel? Então, continue com a gente! Assita nossa websérie:
⚠️ Lembrete: Empreender não significa, necessariamente, criar algo novo. Você pode melhorar algo que já existe, desenvolver uma nova função, oferecer outras opções, e até mesmo, uma forma diferente de vender ou realizar determinado serviço. O “start” é usar a criatividade!