Pular para o conteúdo
Converse conosco Escolha uma das opções
Whatsapp

Do treino ao pódio: conheça os profissionais fundamentais na carreira de um atleta


Viver do esporte é o sonho de muitos atletas. Mas, a trajetória é árdua! É preciso muita dedicação e apoio. Pois, além de “mandar bem” na atividade, é necessário estar preparado para enfrentar diversos desafios.

O acompanhamento de uma equipe interprofissional faz toda a diferença. Por isso, listamos os profissionais da saúde que são essenciais para uma carreira de sucesso no mundo esportivo. Confira:

1- Médico do Esporte

Solicitar exames, avaliar variáveis e combater fatores de risco são apenas algumas das ações de um médico especialista em Medicina Esportiva. Além de melhorar a performance,  atuando em conjunto com outros profissionais, o Médico do Esporte garante a segurança do atleta na superação dos limites

2- Profissional de Educação Física

Traçar uma programação de treinos, de acordo com as condições físicas e metas do atleta, é a principal função do Profissional de Educação Física. O acompanhamento de um treinador profissional é imprescindível para atingir um novo patamar de desempenho. 

3- Nutricionista

Para se movimentar com velocidade, os atletas precisam de uma quantidade maior de “combustível”. O nutricionista desenha a dieta adequada para fornecer energia, considerando as necessidades específicas e, também, o poder preventivo dos alimentos: melhora da imunidade, combate a inflamações, correção de desequilíbrios, entre outros.

4- Psicólogo

O emocional pode ser um grande adversário do atleta. De nada adianta a preparação, se durante a disputa, ele estiver com a mente “longe” ou não conseguir controlar as emoções no “calor” do momento. O psicólogo desempenha um papel de extrema relevância no autoconhecimento e no enfrentamento de problemáticas

5- Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é mais um profissional “coringa” na carreira esportiva, pois ele atua tanto na prevenção de lesões, quanto no tratamento das mesmas. Caso o atleta se depare com essa infelicidade, os exercícios passados pelo fisioterapeuta vão garantir o retorno mais breve possível e uma plena recuperação. 

O trabalho conjunto desses profissionais oferece o suporte que o atleta precisa para conquistar êxito nas competições. Podemos destacar ainda outras peças-chave nessa caminhada, como o advogado esportivo, o gestor financeiro e o assessor de comunicação. Existe, realmente, uma união de competências somada ao talento e ao foco do atleta que o levam do treino ao pódio.

Assista: Brilhante – Documentário da Campeã Olímpica Fofão e Carregando a bola – A História da Melhor do Mundo no Futsal.

Abra a porta para o seu futuro