A instituição que todos conhecem como Faculdade de Tecnologia e Ciências, a FTC, assume agora um novo nome: UniFTC. A adição do sufixo “uni” remete ao credenciamento de algumas unidades como Centros Universitários. Mas a nova marca do grupo educacional representa muito mais do que isso.
“Carregamos no nome o início de um novo tempo, um movimento para o futuro, mas também mantemos conosco o legado que já está atrelado à sigla FTC”, afirma Milena Oliveira, Vice-Presidente de Marketing e Relacionamento da Rede de Ensino.
Este novo tempo anunciado pela marca renovada traz mais um ciclo de expansão, o quarto a ser tocado pela Instituição fundada em 1999. Esse movimento constante faz da UniFTC um organismo vivo, pulsante, que segue em direção ao futuro e à excelência.
Primeiro Ciclo: da interiorização (1999-2003)
Quando a Rede UniFTC surgiu, ao final da década de 1990, o Brasil vivia o boom da educação superior. Além do crescimento em números, as faculdades, centros universitários e universidades também expandiam seu território de atuação, chegando ao interior dos estados brasileiros. Na Bahia, a UniFTC foi precursora deste movimento de interiorização.
Feira de Santana foi a primeira cidade a receber uma unidade da então FTC. Em 2000, a Rede de Ensino aportou em Salvador. Dois anos depois, em 2002, foi a vez de Jequié, Itabuna e Vitória da Conquista. Presente no sertão, na capital, nas regiões sul e sudoeste da Bahia, a UniFTC já concretizava o modelo de rede de ensino que viria a ser uma de suas principais marcas.
“A UniFTC foi pioneira em todas essas cidades. Desbravamos as possibilidades do mercado de educação superior, assumimos o ônus e o bônus de sermos desbravadores. Foi árduo, mas essa é a nossa vocação: o pioneirismo”, declara André Portnoi, responsável pelo Núcleo de Expansão da UniFTC.
Segundo Ciclo: do fortalecimento (2003-2017)
Se os quatro primeiros anos foram do pioneirismo e da expansão, os anos que se seguiram até 2017 foram dedicados à consolidação. A Instituição investiu em infraestrutura e capacitação dos colaboradores administrativos e acadêmicos.
Neste período, a Unidade Paralela abriu seu curso de Medicina (2004) e passou a oferecer também o Mestrado Profissional em Bioenergia (2007). Um pouco antes, foi aberta a Unidade Comércio, uma aposta da UniFTC na revitalização do centro histórico de Salvador.
Em 2015, a Rede UniFTC passa por uma grande reestruturação com a implantação do Currículo por Competências, entrando para a vanguarda pedagógica do ensino superior no Brasil.
Terceiro Ciclo: da expansão (2017-2019)
O terceiro ciclo da Rede UniFTC começa em 2017, com a abertura das faculdades em Petrolina e Juazeiro. Em 2018, as unidades Paralela, Feira de Santana e Vitória da Conquista foram credenciadas como Centros Universitários, um importante reconhecimento que faz ascender todo o grupo educacional.
Ao completar duas décadas de atuação, em 2019, a Rede UniFTC apostou em expandir horizontes para realizar uma meta traçada por seu fundador, Gervásio Oliveira: edificar uma IESsustentável, que se perpetua pela inovação e excelência.
As conquistas começaram já no primeiro semestre, com a chegada de dois institutos inéditos no Norte-Nordeste: o de Odontologia das Américas (IOA), voltado para a prática dos procedimentos da Odontologia; e o de Treinamento em Cadáveres (ITC), primeiro do Brasil a oferecer a metodologia americana de treinamento de técnicas cirúrgicas em cadáveres frescos, método que preserva as características do corpo humano vivo, o que permite aos estudantes treinarem situações muito próximas da realidade do dia a dia.
Em agosto, a Rede UniFTC adquiriu a Unesulbahia, faculdade com 20 anos de trajetória em ensino no extremo sul baiano. O novo campus, localizado entre as cidades de Eunápolis e Porto Seguro, recebeu investimentos robustos em modernização das estruturas e capacitação de docentes. A primeira das vitórias alcançadas pela nova unidade foi a abertura do curso de Medicina, já no primeiro semestre de 2020.
A educação médica na Rede UniFTC galgou mais um degrau ao conquistar a liberação de quatro programas de residência em Medicina. Ao todo, serão ofertadas 23 vagas fazendo da Rede UniFTC a IES privada a oferecer mais programas e vagas de Residência Médica na Bahia.
Um novo ciclo: Movimento para o futuro
Para a Vice-Presidente de Marketing e Relacionamento da Rede UniFTC, Milena Oliveira, a nova marca traduz o foco que a Instituição tem dado à inovação em prol da Educação e da formação dos profissionais do futuro. E é justamente nessa seara que estão concentrados muitos dos investimentos feitos ao longo destes 20 anos e todo o investimento já projetado para este novo ciclo. “A Rede UniFTC está começando uma nova era em sua história”, assegura a gestora.
Neste novo momento, a UniFTC traça um sólido plano de expansão que já começa a ganhar forma em 2020 com a chegada da Unidade Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A nova unidade do Grupo Educacional oferecerá, exclusivamente, a graduação em Direito e, com estrutura física e matriz curricular inovadoras, promete ser um divisor de águas no ensino jurídico. Até o final do ano, estão previstos os lançamentos de mais quatro unidades como esta nos estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe.
“Será um desafio e isto é o que nos motiva. As novas unidades trarão uma proposta moderna, uma verdadeira ruptura no modelo tradicional de ensino do Direito que, aos poucos, deve ser replicado nas outras unidades”, nos conta entusiasmado André Portnoi que, com 18 anos de UniFTC, está acostumado a planejar grandes avanços e assistir exponenciais transformações.
Confira nosso “vídeo manifesto”:
Impacto da UniFTC nos centros urbanos
É visível: onde a Rede UniFTC chegou, criou-se um polo de desenvolvimento que proporcionou a melhoria da educação e da qualidade de vida, o desenvolvimento do mercado, o crescimento da cultura, do esporte e do lazer, movimentando toda a comunidade.
Tendo o pioneirismo como parte de sua essência, a UniFTC foi a primeira instituição de ensino superior a atuar na maioria das praças em que chegou. Foi assim em Feira de Santana, em Itabuna e no Bairro do Comércio, em Salvador, locais nos quais a Instituição teve um impacto fundamental no desenvolvimento da economia e da cidadania.
Vice-Presidente de Operações da Rede UniFTC, Cristiano Lôbo faz parte da Instituição há 20 anos e acompanhou de perto esse crescimento, um movimento de interiorização que a Instituição encabeçou na Bahia. “Ao implantar unidades presenciais em diversas cidades baianas, a UniFTC democratiza o acesso ao ensino superior e a formação de mão de obra especializada, o que promove um grande impacto na economia de cada localidade e contribui para o desenvolvimento das comunidades”, sinaliza Lobo.
São mais de 90 mil profissionais formados pela Rede UniFTC em seus 20 anos de atuação. Em uma lista das contribuições que a Instituição prestou ao desenvolvimento social e econômico da Bahia, este poderia ser o primeiro item. “Nossos egressos são nosso principal legado. Alguns deles ocupam posições de destaque em órgãos públicos e na iniciativa privada, agindo ativamente para as transformações sociais e reforçando a credibilidade que a Instituição tem junto a sociedade”, afirma William Oliveira, presidente da Rede UniFTC.
Os milhares de egressos formados pelo grupo de Ensino Superior experimentaram uma educação baseada na excelência da formação técnica, além do incentivo constante à consciência crítica e atuação humanística. A premissa básica é que, se o conhecimento não puder ser aplicado, ele perde a essência da educação.
N. S. do Socorro (SE) é um dos municípios que mais crescem no Nordeste do Brasil em termos de índice populacional. Foi nesse contexto que a UniFTC escolheu a cidade sergipana para inaugurar a sua 1ª faculdade no estado.
Em 2017, a Rede UniFTC decidiu contribuir para o crescimento do município de Juazeiro, implantando uma faculdade direcionada à formação de profissionais de saúde. Desde então, os investimentos não param. A cada ano que passa, o campus recebe novas melhorias. Saiba mais!