Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoVocê sabia que a maioria das escolhas que fazemos dentro do ambiente profissional, como qual carreira seguir, quais especializações fazer, que tipo de atividade e cargo ocupar, tem influência direta com a nossa personalidade e propósito de vida? Elementos como as características, anseios e realizações norteiam o Arquétipo Profissional.
Mas o que seria o isso? Bom, vamos por partes. O termo “Arquétipo” tem origem na Psicologia e é utilizado para designar padrões de comportamento que estão associados a um papel social.
Dentro da Psicologia, esse estudo é feito para se observar cada traço de personalidade, identificar qual o modelo ou padrão aquela pessoa se encaixa e definir seu arquétipo, ajudando-o a desenvolver melhor suas habilidades.
No caso do Arquétipo Profissional, a proposta também é parecida. O desafio está em entender quais os interesses que influenciam a carreira profissional, para definir com qual arquétipo ele mais se identifica. Assim, fica mais fácil direcionar sua carreira e planejar um futuro profissional muito mais sólido.
Agora que você já entendeu melhor o conceito, vamos aos Arquétipos Profissionais!
Existem, ao menos, seis padrões principais que estão diretamente relacionados ao modelo de trabalho que uma pessoa pode se identificar:
Se gosta da estabilidade e previsibilidade, seu arquétipo profissional pode ser o de um operador. Os operadores são do tipo que não estão em busca de status ou em se tornar destaques, mas gostam de exercer sua função dentro de um bom trabalho em equipe.
Como o próprio nome diz, os pioneiros estão em uma eterna missão. Têm opiniões fortes, gostam de se arriscar e fazem tudo o que podem para que suas ideias saiam do papel. Eles têm uma visão de mundo, são cheios de energia, grandes mobilizadores, não poupam esforços para realizar seus objetivos e estão dispostos a abrir mãos de projetos pessoais para garantir a realização profissional.
Esses são competitivos e disciplinados. Estão sempre em busca do sucesso profissional e desejam ser valorizados pelo talento que possuem. Os batalhadores têm objetivos bem definidos e raramente se arriscam, porém podem ser muito competitivos.
Entusiastas por natureza. Amam se envolver em diferentes projetos e estão sempre em busca de novas experiências. Gostam de realizar atividades que lhe dão prazer e dificilmente se preocupam com status. Autonomia, liberdade e flexibilidade são palavras-chave para esse tipo de Arquétipo Profissional.
Os artesãos são apaixonados pelo trabalho que desenvolvem e estão sempre em busca do aperfeiçoamento. Ao mesmo tempo em que não ligam muito para o status, querem ser valorizados pelo seu desempenho. Gostam de autonomia e também adoram um desafio.
Esses são altruístas. Se envolvem em atividades que podem tornar a vida do outro melhor. Não são movidos pelo dinheiro e acreditam que a prosperidade na vida profissional está em poder ajudar. Gostam de trabalhar com o público, principalmente em atividades que envolvam o cuidado, como a medicina, serviço social e o ensino.
Agora que você já descobriu qual seu Arquétipo Profissional, o que acha de fazer um Teste Vocacional para encontrar o curso que mais se aproxima das suas características? Afinal, não vai adiantar muito saber qual tipo de trabalho mais se encaixa com o seu perfil e investir numa carreira completamente diferente, não é mesmo?