Infográfico: Entenda o que faz um Bacharel em Direito
Oláaa, vestibulando(a)! 🙂 Vamos falar um pouquinho sobre a Graduação em Direito? Formar-se no […]
Continuar lendoAo longo da história da humanidade, as mulheres vêm desempenhando diversas funções. Independentemente do cenário, o papel mais importante, na maioria das vezes, é exercido por elas. Apesar do constante protagonismo, nem sempre a mulher recebe o reconhecimento. Por isso, muitos nomes de figuras históricas são desconhecidos por boa parte da população.
Listamos 5 brasileiras que servem de inspiração para todos nós:
Maria Quitéria
Desafiando a sociedade, Maria Quitéria de Jesus alistou-se no Exército como soldado em 1822, se passando pelo cunhado. Mas o disfarce não durou muito tempo. A jovem foi desmascarada pelo próprio pai alguns meses depois! No entanto, sua habilidade com armas era tanta que os oficiais a apoiaram e ela seguiu a carreira militar. Se tornou uma “heroína” após se destacar nas batalhas pela Independência e foi condecorada com a Imperial Ordem do Cruzeiro.
Enedina Alves
Por muitos anos, os cursos de Engenharias eram predominantemente masculinos. A profissão não era considerada apropriada para mulheres. Enedina Alves Marques ousou interromper essa cultura machista e se tornou a primeira mulher negra a se formar em engenharia no país. A Usina Capivari – Cachoeira é considerada um dos seus maiores feitos.
Mulheres e Meninas na Ciência: Conheça 8 cientistas que marcaram a história
Chiquinha Gonzaga
A primeira maestra do Brasil! Chiquinha se popularizou com a composição da primeira marchinha de carnaval “Ó Abre Alas”. Mas sua obra vai além: mais de 2 mil músicas e 77 peças teatrais. Para compor toda essa coletânea, ela enfrentou muito preconceito. Em homenagem à data de nascimento da compositora, 17 de Outubro se tornou O Dia Nacional da Música Popular Brasileira.
Zilda Arns
Reduzir a mortalidade infantil no Brasil, por meio da criação da Pastoral da Criança e da divulgação da fórmula do soro caseiro, foi a principal contribuição da pediatra Zilda Arns Neumann. E ela não se limitou ao nosso território: levou o programa à América Central, África, Ásia. Pelas missões realizadas em todo o mundo, ela foi indicada ao prêmio Nobel da Paz três vezes.
Conheça também outra brasileira que se destacou na Medicina
Marta Silva
Ninguém mais, ninguém menos que a dona do maior marco da história do futebol: Marta Vieira da Silva foi eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes. Ela também é a maior artilheira de Copas do Mundo e a maior artilheira da seleção brasileira. Com esses feitos, a alagoana supera estrelas como Klose e Pelé. Em 2018, tornou – se Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte pela ONU. Aproveitando esse lugar de destaque, nossa camisa 10 tem levado a luta das mulheres para dentro e fora dos campos.
Grandes mulheres inspiram grandes histórias. Além dessas que citamos, muitas outras possuem trajetórias memoráveis e servem de exemplo para nós. Influências que nos lembram que: sim, as mulheres podem! E podem muito mais! Com potencial, conhecimento, competência e várias outras qualidades que as fazem únicas e capazes de realizar tudo o que desejam.
Ouça também: