Por que estudar Farmácia na UniFTC?
Este post é para você que está em dúvida sobre qual Instituição escolher. Te apresentamos os principais diferenciais do nosso curso de Farmácia.
Continuar lendoAs férias escolares chegaram, mas você ainda não consegue “chutar o balde”. O motivo? A longa espera pelo resultado do ENEM. A previsão é que ele só seja divulgado dia 11 de fevereiro. E aí, a todo momento bate aquele receio de não ter alcançado um desempenho suficiente para ingressar numa faculdade.
Como relaxar sabendo que existe essa possibilidade? Como ignorar a autocobrança de continuar estudando até, de fato, se matricular numa instituição de ensino superior?! É difícil, mas é possível! É só se organizar direitinho, e gente te conta como:
Lembra daquele cronograma de estudos que você seguiu ao longo do ano? Que tal adaptá-lo? Avalie quais matérias você ainda tem dificuldade e quais conteúdos você já domina para fazer os ajustes necessários. Você não precisa manter a mesma quantidade de horas de dedicação. Pelo contrário, o ideal é reduzir! Não se esqueça de dividir esse tempo em blocos e incluir intervalos. De forma que, você tenha momentos “livres” não só aos fins de semana.
A gente sabe que seguir uma rotina facilita a manter o foco. Mas, para algumas pessoas pode ser entediante. Uma dica é pesquisar métodos diferentes de estudo e experimentar. Assim, você não vai deixar de se preparar e ainda vai poder observar qual maneira é mais eficaz para sua realidade. Também vale reservar períodos para revisão, responder questões, se atualizar, e ouvir playlists que ajudam na concentração.
Se atentar ao espaço de estudo é um alerta que os professores sempre fazem! Prezar pela ergonomia, manter os materiais mais utilizados próximos, observar a iluminação e a ventilação. Mas, nessa época do ano, muita gente viaja ou recebe familiares, tendo de estudar em outro lugar. E não é que a mudança de ambiente pode ser benéfica? Ler um clássico na praia ou no campo parece agradável, né?
É comum “meter o pé na jaca” durante as férias. Ou seja, comer “besteiras” sem moderação e “dar um tempo” nos treinos. Mas, o que colocamos no prato e a frequência com que nos movimentamos interferem bastante na aprendizagem. Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, e seguir praticando atividades físicas. Ah, e aquele lembrete de sempre: beba água!
Falando em saúde, não dá pra deixar a mente de lado. Sustentar um ritmo de estudos nesses meses é um grande desafio. Então, seja gentil consigo mesmo. Tenha a frase “um dia de cada vez” como mantra e permita-se aproveitar esse período sem neura. Tem hora que não vai dá pra focar e tá tudo bem! A aprovação é resultado de uma preparação a longo prazo equilibrada, que considera esses “respiros”, combinado?
Leia também: 6 atividades para relaxar e mandar bem nos estudos!
Apareça por aqui, sempre que puder, pois estamos preparando muita coisa bacana para te ajudar nas próximas semanas!