Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoEm um mundo em constante transformação, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. O olhar “aguçado” dos recrutadores observa não só as competências profissionais e os conhecimentos listados no currículo, mas também os valores e as habilidades humanas do(a) candidato(a).
Infelizmente, quando surge a oportunidade, muitos estudantes ainda têm dificuldade de apresentar suas qualidades e diferenciais com desenvoltura. Por isso, reunimos 10 pontos que você deve se atentar para se destacar numa entrevista de estágio e conquistar a vaga “dos sonhos”. Confira:
Quem é você ? O que te move? Qual seu propósito? O que precisa melhorar? Parecem perguntas “clichês”, mas quando elas são feitas por um avaliador, representam sua chance de “se vender”. Por isso, o primeiro passo para “mandar bem” na entrevista é se conhecer. Faça uma “viagem” introspectiva, anote suas qualidades, conquistas e reflita sobre seus desafios.
A internet, hoje, possibilita o rápido acesso a informações diversas. Aproveite essa ferramenta incrível para pesquisar sobre a empresa e sobre a função que você se candidatou à vaga. Vale, inclusive, “stalkear”, no sentido positivo, as redes sociais da organização, além de visitar o site institucional.
Tudo nessa vida é prática. Os “sábios” já diziam: o sucesso é fruto da constância! Por isso, não se envergonhe de ensaiar como pretende falar na frente do espelho ou com um(a) amigo(a). Mas, na hora de simular a entrevista, lembre-se de escolher uma pessoa experiente e de confiança, que possa apontar, de forma construtiva, o que pode ser melhorado.
Para criar uma boa imagem, é fundamental se atentar ao horário combinado! Se possível, busque o endereço da empresa com antecedência e faça o percurso um ou dois dias antes, para evitar atrasos. Além disso, durma cedo no dia anterior, coloque alarme e se alimente bem! Meditar também pode ajudar a controlar a ansiedade e a lidar com imprevistos, caso surjam.
É inegável que o visual interfere e muito na primeira impressão. Há quem recomende “trajes” clássicos e neutros para a entrevista. Mas, muitas empresas deixaram de exigir o uso de roupas formais para deixar os colaboradores mais à vontade, e em consequência, mais produtivos. A dica é pensar na emoção que você quer gerar no outro e sobre qual traço da sua personalidade você quer revelar, por meio de cores, cortes, maquiagem, penteado, perfume e acessórios.
Elegância não se limita à forma de se vestir. Pode ser expressa desde o alinhamento da coluna até a maneira de se comunicar. Cumprimentar a todos com educação e gentileza, por exemplo, é imprescindível! Ordenar seus pensamentos antes de falar, priorizar palavras que já fazem parte do seu vocabulário, ser objetivo e demonstrar segurança também agregam.
Para conquistar a vaga, alguns candidatos mentem sobre suas competências. Quando são instigados a utilizá-las, passam por apuros. Ser sincero é a opção mais simples de evitar muitos constrangimentos. Dessa forma, seja verdadeiro sobre suas habilidades, e se for questionado sobre seus defeitos, apresente-os como pontos de melhorias, valorizando sua trajetória e seu desejo de se “aprimorar”.
É importante deixar claro que, além do salário e benefícios, você aprecia o quanto a experiência irá contribuir para seu desenvolvimento profissional e que está empenhado(a) em colaborar também com o crescimento da empresa. Demonstre respeito pela história da instituição, comente sobre os produtos e serviços ofertados, opine sobre o mercado, e não hesite em perguntar, caso tenha alguma dúvida, sobre o cargo, os objetivos e as expectativas para quem for selecionado.
A forma como você ouve as considerações do recrutador revela muito sobre você. Então, ouça com atenção, não interrompa sem necessidade, mantenha o celular no modo silencioso, tenha inteligência emocional e exerça empatia.
Após a entrevista, tente manter a conexão com todos que teve contato, do(a) recepcionista ao avaliador. Se tiver cartão de visita ou portfólio, compartilhe com eles.
Independente do resultado da seleção, continue movimentando conhecimento. Faça cursos, potencialize seu desempenho, trace objetivos e mantenha o foco! As empresas procuram profissionais qualificados e dispostos a aprender mais. Siga firme no seu propósito e trilhe o caminho que levará você a ser um profissional do futuro.
Veja também: 4 dicas para o seu currículo dar “match”
Centro de Carreiras da Rede UniFTC
Por meio do Centro de Carreiras, A Rede UniFTC aproxima os alunos do mercado de trabalho, orientando em processos seletivos, buscando e compartilhando vagas em empresas, e realizando oficinas e treinamentos para desenvolvimento profissional. Esse acompanhamento permanece após a conclusão do curso. Os direcionamentos aos egressos ocorrem através do programa Sempre UniFTC.
A coordenadora do setor de Carreiras nas Unidades de Juazeiro e Petrolina, Dayara Rodrigues, explica que o Centro de Carreiras auxilia também no autoconhecimento e na descoberta de valores. “Quando falamos em Centro de Carreiras, não estamos falando apenas de conteúdos, mas sobre ajudar o estudante a identificar a empresa ideal para seu perfil”, concluiu.