Pular para o conteúdo
Converse conosco Escolha uma das opções
Whatsapp

Como estudar para o ENEM?


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costuma ser comparado a uma maratona. E faz sentido! Afinal, os candidatos precisam percorrer uma sequência de desafios: um mix com os principais conteúdos trabalhados durante os três últimos anos escolares. São 180 questões mais uma redação. Tudo bem que são divididas em dois dias. Mas, ainda assim, as provas são exaustivas.

Como toda grande competição, o ENEM exige concentração, resistência e preparação a longo prazo. Para ultrapassar a linha de chegada com um ótimo resultado, ou seja, alcançar boas notas e conquistar uma vaga numa faculdade, é preciso muito foco! 

Uma forma de manter o ritmo de estudos no decorrer dos meses é experimentando novos métodos. Hoje, os candidatos podem utilizar várias ferramentas dinâmicas e eficazes. Veja como estudar para o ENEM de maneira assertiva:

Reúna materiais

Vários sites disponibilizam conteúdos riquíssimos relacionados ao ENEM. O próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza guias, cartilhas, manuais e provas das edições anteriores. Basta acessar a página Outros Documentos.  

A Rede UniFTC, através do #MovimentopelaAprovação, também está ofertando materiais gratuitos em diferentes canais. Confira um pouco do que você pode encontrar aqui no Blog:

Plano de Estudos

Resumo dos 5 principais livros

Responda questões

É praticando que se aprende. Então, quanto mais questões você resolver, mais enraizado ficará o conhecimento em sua mente.  Baixar aplicativos com esse objetivo pode ser uma ótima opção. Pois, devido à praticidade, você poderá estudar em qualquer lugar e quando quiser.  

Os apps Questões Enem 2021 e Provas vestibulares e RevisApp são as primeiras sugestões nas lojas virtuais. Eles estão disponíveis tanto para Android, quanto para IOs, sendo bem avaliados. Faça o teste!

MEGA SIMULADO: A UniFTC irá ofertar um mega simulado para você colocar em prática tudo o que aprendeu até agora! E tem mais: a prova valerá como processo seletivo para ingresso em qualquer unidade da Rede. Aceite o desafio!

Se atualize

O ENEM traz discussões atuais para dentro de suas páginas. Logo, assistir jornais e acessar sites de notícias deve fazer parte da sua rotina.

Ouvir podcasts é outra alternativa. Mamilos, Café da Manhã e O Assunto são algumas indicações.Você sabia que nós da Rede UniFTC também estamos nas plataformas de áudio? Pois é! Um podcast específico sobre o Enem está sendo preparado para você. Não perca o lançamento! 😉

Para os nativos digitais, uma dica agradável é acompanhar as redes sociais de celebridades, perfis jornalísticos e instituições renomadas. Já tá seguindo nosso perfil no Instagram exclusivo sobre o ENEM?

Assista videoaulas

Quem prefere estudar com conteúdo audiovisual deve apostar nas videoaulas. Na internet, você encontra muitos canais educativos gratuitos, como YoutubeEdu, Aula Livre e Hora do ENEM.

SE LIGA! Os vídeos da Mega Revisão Enem UniFTC do ano passado estão disponíveis no Youtube. Se você ainda não conhece o projeto, não perca tempo! A Mega é realizada pela Rede UniFTC junto com o Escritório do Pensamento. Desde 2014, reúne dezenas de professores especialistas em aprovação num aulão gratuito. Inclusive, eles gravaram várias dicas! Você pode conferir no nosso canal:

Participe de aulões

Já que falamos da Mega Revisão Enem UniFTC, não poderíamos deixar de recomendar a participação em aulões. Esse tipo de evento se tornou popular por compartilhar conhecimentos e tirar dúvidas de um grande número de estudantes ao mesmo tempo e de forma descontraída. Um complemento à preparação.

A Mega chega à sua sétima edição. Quase 100 mil estudantes já participaram do projeto, segundo estimativas! Neste ano, ele será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, sendo transmitido ao vivo no canal da Rede UniFTC no Youtube, de forma exclusiva aos inscritos. Você não vai ficar de fora, né?

Entre no #MovimentopelaAprovação e conquiste uma boa posição na maratona do ENEM. Inscreva-se!

Banner Teste