Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoSegundo o Fórum Econômico Mundial, a criatividade é uma das 10 habilidades profissionais mais valorizadas por grandes corporações. Esse ranking foi divulgado na pesquisa “Future Of Jobs”, realizada em escala mundial.
Especialistas apontam que os desafios que irão surgir num mundo pós-pandemia só poderão ser resolvidos com bastante criatividade, originalidade e inovação. Um profissional considerado criativo também costuma ser proativo, pois está sempre em busca de soluções inovadoras.
Sir Ken Robinson, autor do livro “Libertando o Poder Criativo”, acredita que a “criatividade é o processo de ter ideias originais que entreguem valor”. Mas, se engana quem pensa que ela é uma habilidade nata! Ela pode ser adquirida, exercitada e desenvolvida ao longo da vida, por meio de diversas experiências, e nas mais variadas áreas.
Quer entender melhor como você pode desenvolver a criatividade? Então, continue a leitura!
Pessoas criativas possuem repertório amplo, repleto de referências e inspirações. O primeiro passo para ser uma pessoa criativa é sair um pouco da zona de conforto. Faça algo que nunca fez antes, como cozinhar, pintar, meditar ou aprender um novo instrumento musical. Essas experiências podem te ajudar a desbloquear sua imaginação!
A criatividade pode aflorar também em torno das coisas que você gosta. Quando lidamos com algo que nos proporciona algum prazer, temos uma tendência maior de comprometimento. Pesquise sobre aquilo que você se interessa e converse com pessoas que curtem as mesmas coisas que você!
Sabe aquela ideia que você teve durante o banho? Tente colocá-la no papel, ou, simplesmente, escreva sobre o seu dia. A escrita ativa uma área cerebral que transforma ideias em significados e depois em palavras. Durante esse movimento, as informações são fixadas no cérebro, melhorando o seu processo criativo e ajudando a deixar a mente mais tranquila e focada.
Para entrar no universo da leitura, o leitor precisa se conectar com a narrativa. Isso acontece com a ajuda da imaginação – quanto mais produtiva ela for, melhor será a experiência da leitura. Além disso, o hábito de ler promove diversos outros benefícios que podem ser de grande valor para um profissional do futuro, como desenvolvimento de empatia, e encadeamento de ideias.
Veja também: 4 dicas para tornar a leitura um hábito
Assim como a criatividade, é bom ficar atento(a) a outras competências e habilidades comportamentais para o mercado de trabalho do futuro! Saiba mais: