Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendo“Entra ano e sai ano”, e a principal orientação para quem vai fazer o ENEM é seguir um cronograma de estudos, certo?! Porém, o desejo de entrar numa faculdade pode ser tão grande que alguns candidatos acabam desrespeitando os próprios limites. Isso significa se dedicar de forma excessiva e prejudicial à própria saúde, o que afeta diretamente no rendimento dessa preparação.
Para conseguir um bom desempenho no Enem, além de organizar as disciplinas que você vai se debruçar a cada dia da semana, e os métodos de estudo que irá utilizar, é preciso também reservar momentos “off”. Ter espaços na rotina para se “desligar”. Se permitir relaxar e se distrair sem peso na consciência!
Somado a isso, alguns hábitos podem ser benéficos. Como estamos nessa época de “nervos aflorados” por conta da proximidade do exame, reunimos algumas dicas que, se seguidas, vão contribuir, e muito, no seu desempenho no ENEM:
Pare por um segundo e se observe: Como estou me sentindo? Há razão para eu estar assim? O que me deixaria melhor, em paz, e mais confiante?
Autoconhecimento é muito importante! Cada um sabe o que funciona melhor para si.
Muitos candidatos compartilham a crença angustiante de que o outro está estudando mais. E, mesmo se preparando há meses, tentam correr contra o tempo para assimilar novos conceitos!
Estratégia ineficaz, pois, nosso cérebro, numa questão de defesa, tende a não memorizar informações muito novas. Por um excesso de estímulo, ele descarta. Para se tornarem memórias de longo prazo, é preciso uma repetição. Logo, a revisão dos conteúdos já vistos é mais aconselhável nesse período.
Inscreva-se na Mega Revisão UniFTC, 17 e 18 de Novembro, ao vivo e online!
Extravasar e colocar para fora todas as emoções por meio da atividade física pode ser muito vantajoso. Afinal, quando nos exercitamos, liberamos diversas substâncias que promovem a sensação de felicidade.
Nada mal estar com a energia lá em cima na hora de encarar as dezenas de questões, heim?!
Nos acostumamos a consumir alimentos industrializados antes e durante a prova do ENEM, como bolachas, salgadinhos e doces. No entanto, apesar da praticidade, essas não são boas escolhas. A nutricionista Anne Karoline Brito, professora do curso de Nutrição da UniFTC de Jequié, explica que “esses são alimentos que estão relacionados a processos inflamatórios no nosso organismo. Não contém nutrientes importantes em sua composição. Então, o indivíduo se alimenta do que a gente chama de caloria vazia”.
De acordo com a professora, quanto mais completa a alimentação com opções in natura, mais adequado será o ganho nutricional e melhor o desempenho nos momentos de estudo e de prova. Para a noite anterior, ela considera uma refeição com leite, aveia e cacau interessante, porque além de promover a saciedade, ajudará a dormir.
Priorize refeições mais leves também no grande dia, evitando alimentos gordurosos. Aposte em grãos, leguminosas e vegetais folhosos. Anne recomenda ainda frutas, iogurte e oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes. “Nós já temos relatos científicos de que a ingestão frequente desses alimentos melhora o desempenho neural, os processos de sinapse cerebral, e por consequência, concentração, pensar e raciocinar”, acrescenta.
Se manter hidratado(a) e ter alguns cuidados de higiene do sono são outros alertas. Siga à risca nossas dicas, que, assim, você mandará a insegurança para bem longe e vai brilhar no ENEM! 😉
Leia também: Enem 2021: Tudo o que você precisa saber!