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Principal / Profissional do Futuro

Como conquistar autoridade nas mídias sociais?


25 agosto, 2021

Cada vez mais profissionais estão utilizando as mídias sociais para divulgar seus serviços e produtos. Criar conteúdo para o ambiente digital tornou-se uma competência necessária para se destacar no mercado, conquistar autoridade e atrair oportunidades. 

Como toda nova habilidade que passa a ser demandada, o uso das mídias sociais com esse objetivo tem dado o que falar. São muitas as críticas em relação a esse movimento! Criaram até uma expressão: “Tiktokização das profissões”.

Gente precisamos falar da tiktokização das profissões, tá uma coisa para além do absurdo ja

— Brunno Miranda (@BrunnoDeMiranda) August 8, 2021

O fato é que nem todo mundo domina programas de design, se sente à vontade para gravar vídeos, tem condições financeiras para contratar um social media ou mesmo tempo para investir nessa produção. O que fazer então para não ser “deixado de escanteio” ou perder uma vaga por não compartilhar os conhecimentos que possui nas mídias sociais?

A Rede UniFTC convidou dois especialistas para compartilhar dicas no Boas – Vindas Experience: Douglas Gomides, Top Voice do LinkedIN 2019 e responsável por desenvolver autoridade digital para diversas marcas nacionais, e Têca Falcão, a social media do Instagram que mais “bombou” neste ano – o perfil da sister vencedora do BBB 21. 

Douglas Gomides e Têca Falcão. Foto: Divulgação

Para Douglas, “você pode não produzir conteúdo, se essa for sua opção, mas depende muito do que você quer alcançar”. Ele defende a utilização das mídias sociais para difusão da marca pessoal, e não apenas como entretenimento. Têca concorda com ele e acredita que há uma diversidade de possibilidades, para além do que está na “moda”. “Com certeza você vai encontrar excelentes profissionais de todas as áreas que não precisam entregar vídeo de dancinha porque eles têm um bom conteúdo e sabem fazer isso de uma forma com que as pessoas que estão vendo gostem e compartilhem”.

Compilamos as principais orientações dos convidados em 5 tópicos. Confira:

1- Autoconhecimento

Ao decidir se tornar atuante nas mídias sociais, é preciso ter em mente que você já possui uma marca pessoal. As pessoas que te conhecem tem uma opinião a seu respeito, seja pelo jeito que você se expressa, seja pela sua maneira de vestir, ou uma outra característica acentuada sua. Dessa forma, você deve analisar suas forças e fraquezas, e escolher o que você pretende ressaltar no universo online, fazendo um recorte. “Você que vai construir a imagem que você quer que as pessoas vejam”, explica Douglas. 

Leia também:

Carreira – Como potencializar as chances de sucesso profissional desde a graduação?

2- Foco

Existem várias mídias sociais para propagar sua marca e conquistar autoridade. É necessário estar em todas? Não! A seleção de onde aplicar os esforços deve ser feita de forma estratégica, considerando o público predominante e as particularidades de cada plataforma. O conselho dos estudiosos é dominar inicialmente uma mídia social, crescer naquele ambiente e se tornar relevante. E aí, aos poucos, você vai migrando para os outros espaços que são interessantes para sua marca. 

3- Conteúdo relevante

Há quem fique tenso e irritado só de ler essas duas palavras. E é compreensível! Oferecer conteúdos ricos realmente dá trabalho! Exige tempo, dedicação, programação, manuseio de ferramentas, monitoramento…(e continua). Tem muita gente “ralando” para entregar materiais belíssimos. Tem também um turbilhão de publicações parecidas que está deixando o público saturado e desinteressado – a tal da infotoxicação. Como se diferenciar e não produzir mais do mesmo? O x da equação é: sua história! Introduzir vivências, experiências e aprendizados ao compartilhar conhecimento torna o conteúdo mais atrativo e humano, gerando identificação e conexão.

4- Constância

Mesmo produzindo materiais incríveis, diversos profissionais se frustram por não conseguirem o engajamento esperado. Mas, não se permita desmotivar por isso! As mídias sociais funcionam por meio de algoritmos que limitam a distribuição das publicações de forma orgânica, estimulando a compra de anúncios. Você não é o(a) único(a) prejudicado(a)! Logo, construa um planejamento e mantenha a constância mesmo quando os resultados não estiverem aparecendo de imediato, pois esse é um investimento a longo prazo.  Outra dica é testar os vários formatos disponíveis e observar as interações do seu público.

5- Comunidade

Saber para quem você está direcionando seus conteúdos deve ser sua bússola. Desse modo, ao preparar o que vai ser publicado, você deve pensar nos grupos que pretende atingir e enxergá-los como sua comunidade. Desse modo, é imprescindível se relacionar, conversar, trocar, construir elos! Isso vale não só para seus potenciais clientes, mas para colegas de profissão e referências da área que podem agregar de alguma forma. Então, não perca as chances de networking que o mundo virtual oferece. 😉

Assista a live completa:

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