Pular para o conteúdo
Converse conosco Escolha uma das opções
Whatsapp

9 dicas para relaxar nas férias


Junho e dezembro são os meses mais esperados do ano, afinal de contas, as férias estão chegando! – Eu ouvi um amém?! – É tempo de descansar, de desacelerar, de passear, de passar mais tempo com a família e amigos em momentos de lazer. Mas a gente ainda não pode esquecer que estamos vivendo uma pandemia. Então, aqui vão algumas dicas para relaxar nas férias de forma segura e divertida: 

 

Passe um tempo na cozinha

Cozinhar é um ato terapêutico, que envolve paciência e boa relação com alimentação, reduzindo o estresse. Passar um tempo na cozinha preparando um prato novo pode ser um dos melhores passatempos das férias.

Então, a dica é: Escolha um prato desafiador por semana e reúna as pessoas da casa (ou, se você morar sozinho, escolha um vizinho parceiro e deixe uma marmitinha na porta dele, só não vale aglomerar!) e prove que você é o grande chefe da casa (ou pelo menos da sua cozinha). 

 

Reúna a família para jogos de tabuleiros 

Falando em reunir a família, nada melhor do que passar um tempo livre com a cabeça preocupada apenas em qual território você vai invadir no War. Também vale pensar quem é o assassino, qual arma usou e em qual local cometeu um crime no jogo Detetive. Ou ainda onde está aquela bendita carta que formará a canastra para você bater no Buraco. Pois é, opções de jogos não faltam (e, na falta do tabuleiro propriamente dito, dá para improvisar confeccionando o jogo, a diversão só aumenta). 

Desapegue um pouco daquela prova em que você não foi tão bem ou aquela última demanda do trabalho que não saiu exatamente como você queria e desacelere: vá jogar! 

P.S.: Se você mora sozinho e não conseguiu nenhum amigo ou familiar que possa se isolar para passar as férias em segurança com você, busque jogos on-line e encha uma sala virtual de amigos! 

 

Aproveite o tempo para ler os livros esquecidos na prateleira

Algumas vezes nós compramos vários livros que queremos muito ler e nunca achamos tempo na correria. Mas nas férias (ahh, as férias) o tempo é todo seu!

Tire um momento para a leitura. Organize os livros ainda não lidos na estante em ordem de preferência e comece a viajar sem sequer sair de casa. 

 

Procure contato com a natureza

A gente não cansa de dizer que por conta da pandemia nossas atividades estão reduzidas. A ideia é se proteger ao máximo agora para que tudo fique bem logo. Mas a gente também entende que o contato com a natureza é essencial para combater o estresse e se manter em equilíbrio, sendo uma ótima opção para relaxar.

Por isso, procure praticar atividades ao ar livre (usando máscara, hein?). Opte por espaços vazios ou com poucas pessoas para ter este contato com a natureza.

Busque sentir o vento, ver as cores, tocar as folhas e flores com leveza e se energizar. 

 

Atualize séries e filmes 

É chato quando está todo mundo falando sobre o final da série que a gente ainda não conseguiu terminar por falta de tempo, né? Seus problemas de falta de tempo acabam nas férias e, se organizar direitinho, toda série será assistida.

Coloque as séries em dias, veja os filmes da sua lista e volte para o grupo dos amigos cinéfilos. 

 

Resgate um hobby

Essa talvez seja a dica que te deixe com o coração mais quentinho. Às vezes a gente abandona uma coisa que gosta muito por falta de tempo, né? Um instrumento, costura, pintura, jardinagem, escrever… 

Muitas vezes, não ter tempo para as coisas que nos dão prazer é o que mais nos causa estresse. 

Aproveite as férias e retome um hobby (ou inicie um). A gente já tá sentindo daqui o cheiro de satisfação e relaxamento exalando de você. Se joga! 

 

Afaste-se dos eletrônicos

A gente já não consegue viver sem eles. Os eletrônicos são facilitadores que nos ajudaram (e ajudam) muito nos avanços com as relações interpessoais, profissionais, a resolver os problemas do dia-a-dia e nos avanços científicos, por exemplo. 

Durante a pandemia, os gadgets têm nos salvado nosso isolamento. Mas, como tudo em excesso causa problemas, o uso exacerbado desses aparelhos pode causar ansiedade. E faz sentido, já que eles são programados para acelerar a nossa rotina. 

Se desapegue – nem que seja só um pouquinho.

Preste mais atenção em você e no seu tempo. Uma boa dica é acompanhar os relatórios que o seu celular gera sobre o tempo que você passa de olho na tela. Confere aí, aposto que vai ser um choque. 

Reduza o tempo olhando para telas e olhe o céu, a janela, o espelho! Respire um pouco no mundo presente e saia da matrix 😉

Crie um arraiá particular 

Esse é o segundo ano que vamos passar sem São João. Se você é nordestino ou já se rende à cultura local, entende a falta que faz dançar um forrózinho. 

O jeito é ressignificar tradições. Faz aquela comidinha típica que você gosta. Decora a casa. Compra um belo de um licor. Decora a casa. Se a família estiver por perto, inventa uns jogos, uma quadrilha. Se não, vale abrir uma sala on-line pra vocês relembrarem momentos. Cuidado com fogos e fogueira, pode ter alguém com covid-19 nas redondezas e a fumaça só vai atrapalhar. 

Seja qual for a programação da sua festa junina, não pode faltar forró. E nem precisa se preocupar, já fizemos a playlist para você: 

 

Faça tudo com prazer

Se você está se sobrecarregando e sentindo mais cansaço do que liberdade e leveza com as atividades de relaxamento nas férias, chegou a hora de rever as atividades escolhidas e encontrar novas coisas que te façam relaxar. Esse momento é seu, aproveite! 

Abra a porta para o seu futuro