5 motivos para continuar os estudos

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) identificou um aumento significativo, em comparação com o ano anterior, na quantidade de jovens que pensaram em desistir dos estudos durante a pandemia. Segundo o levantamento, 43% dos 68 mil participantes disseram que cogitaram parar de estudar nos últimos meses e cerca de 2 mil afirmaram ter trancado a matrícula.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as pessoas entre 15 e 24 anos foram realmente mais impactadas pela crise sanitária do que os adultos. Mas, é nesse contexto cheio de incertezas que investir na formação se torna ainda mais importante. E a gente te conta o porquê, ou melhor, os porquês:

1- Automação

Dentre os diversos processos acelerados durante a Pandemia, muito se tem discutido sobre o futuro do trabalho. A adoção de novas tecnologias na rotina tem gerado preocupação. E é para ficar de “orelha em pé” mesmo!

Um estudo recente da Universidade de Oxford sinalizou que quase metade dos empregos que conhecemos hoje poderão ser eliminados em menos de 10 anos. O “consolo” é que muitos cargos também devem surgir para suprir as novas necessidades. É preciso abraçar as inovações para não ser engolido por elas.

2- Qualificação

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, referente ao 1° trimestre de 2021, informou que 14,8 milhões de pessoas estão buscando trabalho no país. Esse total representa o maior índice da série desde 2012.

Enquanto a população implora por vagas, os contratantes demandam qualificação. O último relatório “Tendências Globais de Emprego para Jovens”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), destacou que aqueles que concluem o ensino superior têm menos probabilidade de ter seus empregos substituídos por máquinas.

3- Economia

Estima-se que o mercado ainda vai levar um tempo para começar a manifestar os primeiros sinais de retomada. No entanto, com a crescente vacinação do público, será possível notar um aquecimento gradual, e, em consequência, a abertura de novos empregos.

Para os jovens que vão ingressar nesse universo, competindo com os mais experientes, é fundamental prezar por uma educação de qualidade, direcionada ao desenvolvimento de competências do Profissional do Futuro.

Confira: Você está preparado para ser um Profissional do Futuro?

4- Acessibilidade

Considerando o quadro financeiro desafiador que muitas famílias se encontram, instituições de ensino estão adotando medidas com o intuito de contribuir para a continuidade dos estudos dos alunos.

Por meio de ofertas acessíveis, condições especiais de pagamento e propostas atrativas de negociação de dívidas, a Rede UniFTC, por exemplo, espera colaborar na concretização de sonhos.

5- Realização

Além de possibilitar a conquista de conhecimentos, amizades, melhores oportunidades e salários, concluir uma graduação proporciona aprendizados sobre si mesmo – o tal do autoconhecimento

Propósito, objetivo de vida, missão – são muitas as palavras para tentar descrever o que nos realiza enquanto ser humano. Mas, é o significado de tudo isso que faz todo o esforço, todas as noites sem dormir estudando, e cada centavo das mensalidades, valerem a pena. 😉