Podcast UniFTC Talks: Medicina Veterinária em Movimento
Entenda a importância do trabalho desenvolvido pelo profissional de Medicina Veterinária, seu mercado de trabalho na atualidade, além das inovações da área.
Continuar lendoEm um mercado cada vez mais competitivo, a inovação é considerada uma importante competência para o profissional do futuro. Pensar em soluções para a comunidade tornou-se muito mais que uma necessidade de atender as demandas que vão surgindo, mas um diferencial para quem busca estar à frente de um mercado de trabalho onde o dinamismo e a velocidade do desenvolvimento tecnológico dão o tom.
Na UniFTC, as atividades voltadas à resolução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade são importantes instrumentos para a formação dos estudantes. A inserção dos alunos em projetos de pesquisa e projetos integradores, por exemplo, tem incentivado o desenvolvimento de ideias criativas que buscam trazer soluções nas mais diversas áreas.
Confira algumas delas:
Com o objetivo de promover a acessibilidade, estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Civil da Faculdade UniFTC de Petrolina desenvolveram um protótipo inteligente, com capacidade de acionar outros dispositivos eletrônicos através da emissão de sons. Cleiton Delmondes e Erisson Torres, que cursam o 6º e 8º período de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, respectivamente, criaram o produto com o uso de um sensor.
Ele é diferente da “Alexa”, aparelho virtual desenvolvido pela Amazon, pois, além de ter um custo menor, não precisa estar conectado à internet. Com o invento, pessoas que sofrem com dificuldade de locomoção ou possuem mobilidade reduzida poderão executar funções como abrir e fechar portões, ligar e desligar o ar-condicionado, a TV ou, até mesmo, a luz do quarto.
Saiba mais: Estudantes da Rede UniFTC criam dispositivo inteligente para ajudar pessoas com mobilidade reduzida
O trabalho das estudantes Luara e Verena, do 10º semestre do curso de Odontologia do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista, propõe a orientação e montagem de um kit com medicamentos que podem ser utilizados em casos de emergências dentro do consultório do cirurgião dentista.
O projeto será apresentado na 38º Reunião Virtual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), um dos maiores encontros de especialistas da América Latina. O intuito é incentivar os cirurgiões dentistas a lidarem com emergências médicas.
Veja também: Estudantes da UniFTC tem trabalhos de pesquisa aprovados pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica
A pandemia da Covid-19 impôs restrições a toda população, especialmente aos idosos, considerados como grupo de risco. Pensando em como ajudá-los no contexto de distanciamento social, estudantes do curso de Psicologia da UniFTC de Itabuna criaram o “Zeca” para aproximar, por meio digital, idosos de seus familiares.
Os estudantes Bruno Santos, Lilian Batista, Mailane Santos e Rafael Conceição desenvolveram diversas funções no aplicativo, como meditação, atividades cognitivas com foco na memória, bate-papo, agenda interativa para acompanhamento de rotina e função de mensagem de voz para lembrar o horário de tomar remédio, por exemplo.
Ainda no quinto ano do curso de Medicina da UniFTC, o então aluno Daniel Boczar fez nascer a “Suture Skin”, um protótipo que simula camadas de epiderme, derme, gordura e músculo, para treinos. Graças a essa iniciativa, o jovem médico foi destaque na lista da Forbes Under 30 de 2020.
Boczar transformou o quarto onde ele começou a desenvolver a pele sintética em uma micro indústria para produção em pequena escala dos materiais. Hoje ele já distribui o produto em instituições em todo o país, incluindo a UniFTC, onde a “Suture Skin” é utilizada pelos estudantes de Medicina para simular suturas.
Continue a leitura: Egresso de Medicina da UniFTC cria pele sintética e é destaque na Forbes